No dia de 18 de outubro, a Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) comemora o Dia do Médico. Para essa data tão especial, entrevistamos Dr. Elísio Meirelles de Miranda que, há 49 anos, atua no Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL), com muita entrega e dedicação. “O médico tem que ser uma pessoa compreensiva, respeitar todo mundo, tem que ouvir o paciente. Hoje nós contamos com muita tecnologia, equipamentos de ponta que ajudam muito, mas nós não podemos esquecer que estamos cuidando de seres humanos. Temos que ter sempre uma sensação de que estamos ajudando as pessoas, essa sensação de ajudar é muito gratificante para o médico. Você se sente bem quando você ajuda alguém, você se sente bem quando você constrói alguma coisa, você se sente bem quando você realiza um sonho. Me emociono muito em falar da minha profissão e quero parabenizar todos os meus colegas médicos nessa data tão especial”, declara Dr. Elísio, ex-presidente da FUVS e Doutor Honoris Causa da Univás.
A história do Dr. Elísio se confunde com a história da instituição. Ele é filho de Custódio Ribeiro de Miranda, responsável pela construção do Hospital Samuel Libânio em Pouso Alegre e prefeito da cidade de 1951 a 1956.Dr. Elísio é irmão caçula do Dr. Gabriel Meirelles, ex-diretor do então Hospital das Clínicas Samuel Libânio, que também viveu uma vida dedicada à medicina.

Profissão
“A Fundação é minha grande família e ser médico aqui é motivo de muito orgulho e alegria para mim. Quando encontro um paciente na rua ou nos corredores do hospital e vejo que ele está bem, me sinto realizado. É muito gostoso. É muito bom ver que cumprimos nosso objetivo que é o de aliviar o sofrimento das pessoas. Nossa meta é aliviar o sofrimento das pessoas, seja ele físico, psíquico ou emocional”.

Maior inspiração na medicina
O Dr.Gabriel Meirelles de Miranda foi o maior inspirador para carreira do Dr. Elísio. “Ele é meu irmão mais velho e nós convivemos muito, fizemos muitas cirurgias juntos, estudamos muito juntos, a gente se dava maravilhosamente bem. Ele me ensinou muito durante toda a vida tanto no profissional quanto no pessoal. Para mim foi um exemplo de pessoa muito boa, uma pessoa muito especial. Eu nunca vi o Gabriel falar alguma coisa negativa de alguém. Então essa convivência pra mim foi muito saudável e muito importante em tudo na minha vida”, afirma.
Custódio Ribeiro de Miranda
Professor Elísio é filho do fundador do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, Custódio Ribeiro de Miranda, que foi o primeiro diretor do Hospital. “Papai teve uma grande paixão por este hospital. Ele ajudou o Samuel Libânio na fundação do Hospital Regional em 1921.A história do meu pai é muito interessante. Ele estudou medicina em Belo Horizonte e se formou no Rio de Janeiro em 1918. Samuel Libânio era ligado ao meu pai, pois meu avô Olímpio Meirelles foi um dos fundadores da Faculdade Medicina de Belo Horizonte. Meu pai acabou casando com a filha dele. Samuel Libânio decidiu na época construir quatro hospitais no interior de Minas Gerais e enviou meu pai para Pouso Alegre para essa empreitada e meu pai acabou ficando por aqui a vida toda”, lembra.

Complexo Hospitalar
Dr. Elísio acompanhou dia a dia o crescimento do Complexo Hospitalar. “É um sentimento de orgulho ter feito parte dessa história. Nós somos um polo muito importante de saúde para Minas Gerais. Graças à ajuda tão importante do deputado federal Rafael Simões, ex-prefeito de Pouso Alegre e ex-presidente dessa fundação tivemos essa grande evolução. Fico muito feliz em ver o Hospital Oncológico em funcionamento e ajudando tantas pessoas. Rafael estava na hora certa e no lugar certo. Nós devemos muito a essa coragem e determinação dele”.

Currículo Resumido do professor Elísio Meirelles de Miranda
Currículo professor Elísio Meirelles de Miranda: Possui graduação em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (1964). Residência Médica em Cirurgia Geral e Proctologia no Hospital de Ipanema - RJ (1966); Estágio no Hospital ST Mark’s - Londres (1988). Foi Presidente do Conselho Diretor da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí em três mandatos. Foi Reitor da Universidade do Vale do Sapucaí durante o período de 10/1999 a 02/2001. Atualmente é professor do Curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí e Responsável pelo Serviço de Coloproctologia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio.

