Tocar o coração e extrair o melhor das pessoas por meio de uma publicidade feita com alma. Esse é o objetivo profissional e pessoal da publicitária Thamíres Mayara Pereira, que atua no Departamento de Relações Institucionais (DRI) da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS). A egressa da 16ª turma do curso de Publicidade da Univás, que se formou em plena pandemia, vive agora essa paixão que permite dar vida às ideias. “Minha profissão vai além do comercial, é sobre emocionar, conectar e contar histórias. A cada criação, busco tocar o coração das pessoas, mudando comportamentos, decisões e transmitindo propósitos – sejam de marcas, indivíduos, empresas ou grupos. No fim, é disso que a publicidade se trata”, analisa Thamíres.
Sempre atuante no curso de Publicidade, Thamíres participou de diversos projetos de extensão como fotografia, mídias audiovisuais, e a Agência Experimental Carijó, onde entre outros trabalhos pôde desenvolver a campanha de doação de órgãos da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Complexo Hospitalar Samuel Libânio em 2017.
“Essa campanha de doação de órgãos me marcou muito pois quando fiz ainda era estudante, estava 'crua' na profissão. É difícil você se comunicar de forma humanizada com alguém que perdeu um ente querido, eu sei que a dor é muito grande, mas precisei mostrar por meio da campanha que uma pessoa poderia ter a dor diminuída por um ato de extrema solidariedade. Na época foi algo muito marcante e emocionante, e hoje, atuando na FUVS, essa criação volta a me impactar, pois o logotipo e identidade criados por mim continuam em uso até hoje. Isso me traz um sentimento de que sempre estive no caminho certo escolhendo a área publicitária”, conta a publicitária do DRI, que lembra que agora com o credenciamento do transplante cardíaco no CHSL, o trabalho de publicidade para a captação de órgãos ganha uma relevância ainda maior.
Na infância, Thamíres sempre foi uma criança muito curiosa e criativa, muito comunicativa de modo geral. “Eu sempre inventei minhas brincadeiras, desenhei, colori, cantei muito, sempre senti que a arte e a criatividade estiveram muito envolvidas comigo. Então, eu imagino que quando criança só não pensei em publicidade porque não sabia de verdade de que forma atuava um profissional dessa área da comunicação. Hoje posso dizer que tenho muito orgulho do meu trabalho porque eu vejo a publicidade como uma forma de trazer à tona as ideias e projetos de vida das pessoas. A publicidade vai além da questão comercial, pois ela tem esse poder de comunicar tudo, porque tudo merece ser comunicado de alguma forma. Nunca é só um logotipo, só uma postagem na rede social, só uma campanha, e com isso, entendo que podemos sempre impactar positivamente a vida das pessoas”, disse Thamíres.
Preparada para desafios
Com amadurecimento profissional e pessoal, Thamíres que já atuou em outras empresas com atividades diversas de criação e organização de eventos, acredita que está preparada para os desafios atuais na FUVS. “Eu atualmente atuo majoritariamente na área de design gráfico, mas eu tive uma experiência muito grande em planejamentos, com feiras e eventos. Por isso, acredito que hoje minhas ideias estão mais certeiras e amadurecidas. De forma intuitiva, consigo filtrar melhor as ideias e mostrar minhas criações com mais assertividade e qualidade”, avalia.
Orgulho de ser publicitária
“As pessoas que mais amo nesta vida, minha mãe e meus avós, sabem que minha profissão tem um impacto positivo na vida dos outros, e isso, sem dúvida, é um motivo de orgulho para mim e para eles. Talvez não compreendam exatamente o que faço, mas sei que, acima de tudo, se orgulham do ser humano que criaram para o mundo. Eles cumpriram seu papel com excelência, e meu trabalho reflete esse legado, sempre buscando trazer à tona o melhor de uma pessoa ou instituição", afirma a publicitária Thamíres.
Publicidade Univás
O coordenador do curso, Jair Assis, que também é egresso da Univás, ressalta que o profissional de Publicidade e Propaganda da Univás possui inúmeras possibilidades de atuação profissional e o curso da Univás possui uma grade de disciplinas antenadas com o mercado competitivo. Além de atender toda as exigências do MEC, o curso prepara o acadêmico para estratégias em redes sociais, varejo, mercado político com práticas em agências de publicidade e atuação empresarial. O curso conta também com a Agência Experimental Carijó e laboratórios para treinamento dos alunos para o mercado profissional, e de eventos periódicos que reúnem cursos e palestras com profissionais de capacidade com conhecimento regional e nacional.
A Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS)
comemora amanhã,1º de fevereiro, o Dia do Publicitário.
Egressa da 16ª turma do curso de Publicidade da Univás