Biotério passa por reformas e adaptações para trazer mais qualidade de ensino para alunos

20/07/2021

Com o objetivo de trazer cada vez mais qualidade de ensino aos acadêmicos dos cursos de saúde, o Biotério da Unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) passa por reformas e adaptações neste mês de julho. No local, onde animais são conservados para que sejam posteriormente utilizados em experimentos científicos, estão sendo recuperadas as paredes para pintura completa. Além disso, estão sendo feitas modificações significativas como a troca da exaustão e implantação de ar condicionado nas salas dos animais. Além disso, está sendo efetuada a troca de forro na Base de Técnica Cirúrgica (BTC), que fica junto ao Biotério e faz toda a diferença para o ensino no local.

O médico veterinário Wellington Delfino, responsável técnico do Biotério “José Manoel Lopes” da Univás, conta que o biotério existe mesmo antes da implantação da Universidade e atendia especificamente os alunos do curso de Medicina. Atualmente, o Biotério tem uma importância enorme na formação profissional dos cursos da área de saúde da Univás como Medicina, Farmácia, Fisioterapia e Biologia.

“O ensino ou pesquisa com animais de laboratório tem a função de aprimorar o corpo discente para pesquisas científicas. No biotério também aprimoramos o conhecimento em cirurgias e fisiologia do corpo. Através dos animais de laboratórios é que se desenvolvem as pesquisas experimentais, muitas técnicas cirúrgicas, modelos de tratamentos surgiram através da utilização de animais, enriquecendo o conhecimento humano”, ressalta o médico veterinário Wellington.

Para ele, os biotérios possuem um papel primordial no conhecimento científico mundial, pois muitos dos vencedores do Prêmio Nobel iniciaram suas pesquisas com os animais nesses locais de estudo. No Brasil, a partir de 2008 foi instituída a Lei Arouca, Lei 11794, que disciplinou a utilização de animais de laboratório no Brasil. Foi por meio dela também que se criou o Conselho Nacional de Controle e Experimentação Animal (Concea). “O Biotério da Univás é credenciado ao Concea desde 2012. Estando apto a desenvolver ensino ou pesquisa na Instituição para seus devidos cursos. Qualquer curso na instituição pode usufruir de suas estruturas e do conhecimento científico de seu pessoal”, explica Wellington.