Acadêmicos do curso de Medicina realizam projeto de saúde em escola de Pouso Alegre

25/05/2023

O Projeto Saúde da Mulher nas Escolas do curso de Medicina da Univás foi realizado na manhã do dia 23 de maio na Escola Municipal Professora Josefa Azevedo Torres, em Pouso Alegre. “Abordamos o tema Educação Sexual na infância e adolescência, com a participação dos alunos do 2º ano do curso de Medicina e da Liga de Saúde da Mulher (LASMU)”, conta a professora responsável pelo projeto, Fabíola Soares Moreira Campos.

O projeto visa à integração e articulação da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população pouso-alegrense. “Além disso, o projeto contribui sensivelmente para a melhora do ambiente escolar e, consequentemente, na qualidade de vida dos alunos e da comunidade em geral”, avalia Fabíola.

A atividade acadêmica contou com palestras educativas em várias turmas da escola municipal, além de rodas de conversa, apresentações em vídeo, momentos para discussões em grupo, debates, além de conversas para tirar as dúvidas dos estudantes.

Durante o projeto, educadores e acadêmicos da Univás abordam conhecimentos a respeito da saúde da mulher e as transformações fisiológicas e cronológicas corporais que influenciam no desenvolvimento. A ação visa também orientar os estudantes sobre as doenças sexualmente transmissíveis, rastreamento de doenças e formas de prevenção.

Conforme a professora Fabíola, dentro da concepção de gestão de saúde humanizada, é preciso entender a saúde como prevenção e não só como atendimento e tratamento às doenças. “As palestras educativas e ações de conscientização são uma forma muito eficiente de colaborar com a prevenção junto aos mais diversos públicos, sendo que todos são beneficiados, principalmente a futura geração”, ressalta.