Alunos e educadores do Projeto de Extensão Integração e Práticas Extensivas da Enfermagem da Univás ministraram uma importante atividade de Educação Permanente em Saúde, voltada aos profissionais da rede municipal de saúde, com foco no tema Equidade em Saúde, em Conceição dos Ouros (MG), na sexta-feira, dia 6 de junho.
A atividade iniciou com uma palestra introdutória, abordando os fundamentos e os princípios que norteiam as políticas públicas de equidade no Sistema Único de Saúde (SUS), considerando os grupos historicamente vulnerabilizados, como a população negra, população LGBTQIA+ e a população do campo.
Na sequência, os acadêmicos do curso de Enfermagem conduziram uma dinâmica em grupos, na qual os participantes foram convidados a refletir e discutir sobre os desafios enfrentados no território e a definir possíveis metas e estratégias para o fortalecimento das políticas de equidade já existentes.
Para o coordenador do projeto, professor Geovani Gleyson dos Santos, a atividade teve grande relevância formativa. “Essa vivência aproxima o aluno da realidade do SUS, permitindo que ele compreenda as dificuldades do território e, ao mesmo tempo, desenvolva a capacidade de propor soluções e refletir criticamente sobre o cuidado integral e inclusivo”, analisa.
A acadêmica Luiza Rezende destaca a importância da experiência. "Foi enriquecedor poder estar junto aos profissionais, ouvir os desafios reais e construir, em grupo, propostas para promover a equidade, fortalece ainda mais nossa formação como futuros enfermeiros", afirma.
O Projeto Integração e Práticas Extensivas da Enfermagem segue promovendo ações de extensão que contribuem para a qualificação profissional e o fortalecimento da saúde pública em nossa região, cumprindo o compromisso social da universidade com a formação cidadã e a transformação dos territórios.