FUVS participa de audiência pública na Câmara dos Deputados em Brasília

10/06/2025

O presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Júlio César Tavares, juntamente como o reitor da Univás, José Dias da Silva Neto, e a diretora administrativa do Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL), Jusselma Reis, participam nesta terça-feira, dia 10 de junho, de uma audiência pública no plenário 7 da Câmara do Deputados, em Brasília (DF), que discute a qualidade dos cursos de Medicina no Brasil e a proposta que cria exame de proficiência como requisito ao exercício profissional.

A audiência é promovida pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados a pedido do deputado Rafael Simões (União-MG). Segundo Rafael, a expansão significativa do número de cursos de graduação em medicina, especialmente na última década, tem suscitado preocupações quanto à adequação das instituições de ensino às exigências curriculares, estruturais e formativas estabelecidas pelas diretrizes nacionais. "Diversos relatórios e manifestações de órgãos de fiscalização e controle, bem como de entidades representativas da área da saúde, apontam ausência de hospitais de ensino vinculados, insuficiência de campos de prática adequados e carência de corpo docente com titulação compatível, o que compromete a formação técnica, ética e científica dos futuros médicos", disse o deputado federal.

A reunião também discute o Projeto de Lei 785/24 que cria o Exame Nacional de Proficiência em Medicina como requisito para o registro de médicos nos conselhos regionais e para o exercício da profissão.

 

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais