Pesquisador do PPGEDUCS Univás ministra seminários e oficinas no Pará

05/07/2024

Entre os dias 24 a 28 de junho de 2024, o professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Dr. Cássio Silva, esteve presente em Belém (PA) a convite do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O objetivo foi realizar Seminários e Oficinas formativas com profissionais da Educação das redes públicas municipais e estadual.

O evento, organizado pelo CAEd/UFJF, uma referência em pesquisa e avaliação educacional em larga escala, formação de gestores da educação pública e desenvolvimento de tecnologias de gestão escolar e formação de professores, focou na apropriação dos resultados educacionais obtidos pelo estado no Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAe) em 2023. Além de Belém, as atividades também ocorreram nas cidades de Abaetetuba e Castanhal, reunindo aproximadamente 300 profissionais da educação, incluindo professores, gestores da educação básica e das redes de ensino, técnicos e funcionários da Secretaria Estadual de Educação do Pará (SEDUC).

Dr. Cássio Silva, especialista em Políticas Públicas e Educação, destacou a importância de compreender e se apropriar dos resultados educacionais para a construção de propostas efetivas que transformem as práticas educacionais. “Para a gestão das redes de ensino e o trabalho desenvolvido pelos profissionais da educação em cada sala de aula no estado do Pará, mais importante do que avaliar a qualidade da educação pública, é compreender os resultados educacionais, se apropriar desses resultados e construir propostas efetivas de transformação das práticas educacionais, que garantam o direito à educação a todas as crianças e jovens, tal como prevê o arcabouço legal do Brasil”, afirmou.

Os seminários e oficinas ministrados pelo Dr. Cássio Silva abordaram a importância dos indicadores contextuais da educação para a compreensão dos resultados de desempenho dos estudantes paraenses. Ele ressaltou a relevância de sua participação no evento: “A oportunidade de participar do evento foi muito importante porque, além de poder contribuir com a divulgação de evidências científicas e a formação dos profissionais da educação paraenses, as experiências compartilhadas no evento também abrem possibilidades de novas pesquisas e reiteram compromissos para práticas de transformação social.”

O CAEd/UFJF, há mais de vinte anos, atua em parcerias com o governo federal e redes municipais e estaduais de ensino, produzindo medidas de desempenho e fatores relacionados à aprendizagem dos estudantes. O trabalho realizado no Pará representa um passo significativo na melhoria da qualidade da educação e na garantia do direito à educação para todas as crianças e jovens do estado.

Compartilhe nas redes sociais