O lançamento da Editora da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi realizado durante evento no Marques Plaza Hotel na noite desta terça-feira, dia 3 de setembro. O evento contou com a presença do reitor da Univás, José Dias da Silva Neto, o deputado federal, Rafael Simões, e o presidente interino da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Elísio Meirelles de Miranda, entre outras lideranças da instituição.
“Essa obra feita com dedicação mostra mais um dos seus frutos. Todas as pessoas que passam por essa obra colocam seus tijolinhos. Essa obra jamais será findada, pois sempre teremos tijolinhos para colocar aqui. Nossa instituição se mostra cada vez mais forte, não apenas por conta da nossa universidade e seus projetos, mas também por todo o trabalho de excelência oferecido por essa Fundação”, discursou Rafael Simões.
O reitor da Univás, José Dias, disse que o objetivo da editora é promover e disseminar a produção científica, artística e cultural da universidade, bem como de interessados externos, aprovando a publicação de trabalhos inéditos e a reedição de obras já existentes. “Estamos com esse lançamento atendendo às necessidades da comunidade acadêmica e científica, pois a editora busca desenvolver novas obras e ampliar coletâneas já consolidadas. A editora vai também estabelecer parcerias com outras organizações e instituições para viabilizar novas produções”, disse o reitor, lembrando que de forma personalizada, a Editora Univás também atende demandas específicas de autores independentes, desde que aprovadas pelo Conselho Editorial formado por Ana Beatriz Alkmim Teixeira Loyola, Francisco Evangelista, Michelle Ferreira Correa, Rafael Lazzarotto Simioni e Rodrigo Rios Faria de Oliveira.
O presidente da FUVS, Elísio Meirelles de Miranda, também falou e comemorou o lançamento da Editora Univás. “Mais que tudo, a editora vai fazer circular o conhecimento produzido na nossa instituição como forma de alavancar as condições socio-históricas e culturais, não só de uma universidade, mas de todo o entorno que busca por sabedoria e conhecimento”, declara.
A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Joelma Pereira de Faria Nogueira que seguindo a política de favorecer a divulgação aberta da informação científica e de assegurar a todos o acesso igualitário ao saber, a Editora Univás poderá oferecer, com autorização dos autores, seus livros para download sem custo no site, que adota um modelo direcionado para a disponibilidade aberta das obras científicas e acadêmicas. “Esse projeto exige coragem, demanda e força. Quando essas variáveis relaxam, vislumbra-se o conhecimento. É preciso a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam. Então ao longo da história da Univás, os olhos e os olhares sempre buscaram realizações, inovações e criações. Aqui buscamos fazer um movimento constante de olhar e buscar. A busca do dia a dia, a busca pelo novo, a busca pelo o que há de vir e a busca pelo que quer. O desejo move o mundo. Buscamos aquilo que nos possibilita crescer e fazer a diferença em nossa micro e média região. Buscamos as condições de ser e fazer a diferença na vida de tantos quantos passaram e passem pela instituição”, afirmou Joelma.
A conferência de lançamento da Editora Univás foi realizada pelo professor Rafael Lazzarotto Simioni.
A mesa solene foi composta pelo reitor da Univás, José Dias da Silva Neto; o presidente interino da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, Elísio Meirelles de Miranda; o deputado federal, Rafael Simões; o diretor executivo da FUVS, Rinaldo Lima Oliveira; o pró-reitor de Graduação da Univás, Guilherme Pincelli, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, Joelma Pereira de Faria Nogueira; a Pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Univás e diretora da Unidade Central, Silvia Mara Tasso; e a representante do Diretório Acadêmico Prof. Jésus Ribeiro Pires.