O encontro realizado nesta quarta-feira, dia 30 de outubro, com lideranças e coordenadores do Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL) marca o início da Fase 2 de implementação do projeto Lean, que conta com profissionais de saúde da Sociedade Beneficente de Senhoras- Hospital Sírio Libanês do estado de São Paulo. “Então, a partir de hoje, começamos a apresentar o diagnóstico, após coleta de dados realizada em setembro. Fazemos a partir de hoje a implantação das ferramentas para que consigamos executar o projeto. Então hoje e amanhã nós temos uma série de aulas e de atividades práticas para esse start inicial do projeto. Depois de dois dias de atividades teóricas e práticas, deixaremos uma série de lições de casa para os participantes”, explica o especialista em processos da diretoria de Compromisso Social, Clésio Gomes Souza, que atua ao lado da médica consultora do Lean, Lídia Akemi Tatekawa.
Lídia conta que no próximo mês, eles voltam para trazer uma série de outras ferramentas. “Precisamos entender qual o status daquelas atividades que ficaram e a então continuamos trabalhando até concluirmos as dez visitas. Depois das dez visitas, passamos para fase de monitoramento remoto. Vamos acompanhar por seis meses o hospital em todo o desempenho, entendendo se as atividades foram concluídas, se elas estão precisando de ajuste, como que está a sustentabilidade de tudo aquilo que trabalhamos”, esclarece.
Devido à alta performance na implantação do Lean na Fase 1, chamada Lean das Emergências, o hospital foi contemplado para participar da Fase 2, que traz muitos benefícios aos pacientes e ampliação de acesso, porque atua diretamente no Centro Cirúrgico e Unidades de Internação para beneficiar muito a população de Pouso Alegre e região. “A primeira fase foi muito benéfica para o nosso hospital, para o nosso Pronto Socorro. Agora, na segunda fase, focada no Centro Cirúrgico, trabalhamos a melhoria de fluxo e dos processos. Então, isso vai ser muito importante para melhorar o nosso fluxo, e com isso, aumentar o número de cirurgias, diminuir o tempo de salas. Percebemos que todos estão engajados na participação do projeto, todos entenderam o esse projeto que traz tantos benefícios para a instituição e, principalmente, aos pacientes”, avalia o diretor técnico do CHSL, Saulo Lamas.
Na Fase 1 do projeto Lean, o CHSL conquistou os melhores resultados do Brasil, e no processo apresentou melhorias de qualidade, assistência e agilidade na fluidez dos processos internos, reduzindo a superlotação do Pronto Socorro.