Acadêmicos do 2° período do curso de Fisioterapia da Univás realizam atividades de curricularização da extensão junto à comunidade de Pouso Alegre e região. Segundo o coordenador Diego Openheimer, os alunos realizam quatro projetos de extensão, sendo um deles junto a Escola Estadual João Ribeiro de Carvalho, em Conceição dos Ouros, e os demais em Pouso Alegre na Secretaria Municipal da Educação, Arena Toque de Bola e Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC). “Os trabalhos foram orientados pelo professor Ricardo Cunha Bernardes, que conduziu, juntamente com os alunos quatro excelentes trabalhos”, ressalta Diego.
“O Estresse Marcapasso”
O projeto de extensão “O Estresse Marcapasso” abordou em palestra a relação entre o estresse na menopausa e as doenças cardiovasculares, destacando a importância da fisioterapia nesse contexto. “A iniciativa evidenciou o impacto positivo da educação em saúde e da abordagem interdisciplinar na promoção da qualidade de vida das mulheres”, explica professor Ricardo.
Do sedentarismo a vitalidade: a fisioterapia como aliada do coração
O projeto de extensão apresentado pelos alunos do segundo semestre na Escola Estadual João Ribeiro de Carvalho teve como objetivo conscientizar sobre o sedentarismo como um importante fator de risco para as doenças cardiovasculares e destacar o papel da fisioterapia na promoção da saúde do coração. “Essa iniciativa trouxe informações valiosas para estimular hábitos de vida saudáveis e reforçar a importância da atividade física na prevenção de problemas cardíacos”, analisa Ricardo.
"Irresponsabilidade no esporte: como podemos gerar ou aumentar os riscos nas cardiopatias e disfunções respiratórias "
Conforme Ricardo, esse trabalho teve como objetivo levantar questões relacionadas a como a irresponsabilidade durante a rotina de um esportista de "final de semana" pode gerar disfunções cardíacas e respiratórias no futuro, uma vez que, sabe-se da importância de incentivar culturalmente uma rotina de atividades físicas, alimentação saudável e boas noites de sono em prol de diminuir ao máximo a porcentagem de acometidos por cardiopatias.
O Peso do Cárcere: Estudo sobre a saúde cardíaca da população prisional
Esse projeto tem o intuito de investigar a saúde cardíaca das mulheres privadas de liberdade na APAC Feminina de Pouso Alegre. “A pesquisa incluiu uma visita presencial à instituição, com o intuito de coletar dados sobre fatores que podem influenciar o bem-estar cardiovascular e buscar uma forma de como melhorar a saúde das mulheres que vivem nesse sistema”, conta Bernardes.