A Universidade do Vale do Sapucaí e a Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás realizaram com sucesso a cerimônia de abertura do 20º Congresso de Iniciação Científica, no Anfiteatro da Unidade Central, na noite desta quinta-feira, dia 16 de novembro. Neste ano, o evento traz o tema “A importância da Pesquisa na transformação digital”.
A mesa solene foi formada pelo reitor da Univás, José Dias da Silva Neto; o vice-reitor Taylor Brandão Schnaider; o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Pythagoras de Alencar Olivoti; o diretor executivo da FUVS, Rinaldo Lima Oliveira; a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Joelma Pereira de Faria Nogueira; o pró-reitor adjunto de Graduação, Peterson Beraldo de Andrade; a pró-reitora de Extensão a Assuntos Comunitários, Silvia Mara Tasso; o coordenador de Pesquisa da Unidade Central, Ricardo da Silva Alves; o diretor técnico do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), Alexandre Ciappina Hueb; o diretor clínico do HCSL e diretor da Oncominas, Dirceu Eurílio Silva; a presidente do Diretório Acadêmico, Sarah de Andrade Melo.
O presidente da FUVS, Pythagoras Olivoti, enalteceu a organização do evento e falou sobre a formação acadêmica. “Nós queremos formar profissionais de caráter e de dignidade, profissionais sem nenhum tipo de vaidade. A vaidade é um sentimento muito pequeno e a prepotência é pior ainda. Então nós queremos formar aqui profissionais, que além do conhecimento, trabalhem com dignidade, humildade, simplicidade e, evidentemente, competência. Em nome dessa instituição, agradeço a todos vocês. Esse congresso apresenta muitas oportunidades para entrar no belo e maravilhoso mundo do conhecimento. Um grande abraço a todos e vamos estar sempre juntos”, afirmou.
A abertura oficial foi realizada pelo reitor José Dias. “É com muita honra que faço a abertura desse evento tão importante. O congresso é o momento científico em que os alunos mostram os resultados obtidos em suas pesquisas, por meio de comunicação oral e pôsteres. Neste mesmo evento, também são ministrados minicursos que contribuem para a formação técnico-científica dos acadêmicos. Por tudo isso e muito mais, parabéns a todos os organizadores. Muito obrigado pela presença de todos vocês”.
Em seu discurso, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Joelma Pereira, disse que o evento comemora um caminho que começou em 2001, com os primeiros movimentos que consolidariam a história da pesquisa na Universidade. “Foram aproximadamente 2.660 trabalhos apresentados. Trabalhos resultantes de projetos de iniciação científica, TCCs, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Muitos deles se tornaram a possibilidade de um novo emprego ou o primeiro emprego, o ponto extra que garantiu o acesso a programas de residência, a chance de docência, quem sabe o início, no caminho sem volta da pesquisa”, analisou.
Ao comemorar os 20 anos do Congresso foram feitas duas homenagens ao reitor José Dias, por todo o seu percurso na pesquisa, e o diretor da Oncominas, Dirceu Eurílio Silva, pelo apoio constante às ações de pesquisa na Universidade.
A conferência de abertura foi proferida pelo professor e doutor, Gerson Hiroshi Yoshinari Júnior, professor da Faculdade de Medicina de Itajubá e Coordenador do Núcleo de Inovação Acadêmica da referida instituição, que apresentou o tema “Impactos da pesquisa na transformação da sociedade digital”.
A organização agradeceu o apoio institucional da FUVS e FAPEMIG e do apoio do Diretório Acadêmico e os patrocinadores Nítida, Oncominas, PG Cursos e Progenos.