Alunos do 1º Período de Publicidade participam do Programa de Iniciação Científica Univás

04/05/2021

Os acadêmicos do 1º Período do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Claudiane Nunes, Beatriz Aparecida Costa Ribeiro e Pedro Paulo Nascimento Moraes participam do Programa de Iniciação Científica da Univás.

Para a aluna do curso de Publicidade da Univás, Claudiane Nunes, realizar a iniciação cientifica logo no primeiro período é um desafio e uma oportunidade de aprendizagem. “Tem sido um privilégio participar de um grupo com alunos de outros cursos. A pesquisa nos permite o amadurecimento, desenvolvimento do pensamento crítico e do senso de responsabilidade, características importantes para obtenção de bons resultados em nossa formação acadêmico-profissional”, disse.

A opinião de Beatriz Ribeiro é semelhante. “Fico muito feliz por participar da iniciação científica logo no primeiro semestre da universidade. Apesar do desafio de encarar uma responsabilidade dessas logo no começo do curso, poder cursar Publicidade e Propaganda e ainda fazer uma pesquisa sobre um campo de que gosto tanto, como a literatura, deixa a experiência universitária ainda melhor. Espero que essa oportunidade inspire mais pessoas que, assim como eu, são apaixonadas pela área da comunicação social e também pela literatura, e que elas possam ter a oportunidade de mesclar essas duas paixões no futuro também”, aponta.

Já Pedro Paulo Moraes avalia a oportunidade como única. Segundo ele é gratificante participar de um projeto, onde a literatura é destaque. “Espero estar apto para realizar bem a pesquisa e que minha experiência sirva de exemplo para que outras pessoas, atraídas pela literatura e pela comunicação social, possam participar de projetos como esse”, comenta.

De acordo com o professor orientador do Programa de Iniciação Científica da Univás, Rogério Lobo Sáber, três alunos recém-chegados ao curso de Publicidade e Propaganda, vinculados ao programa, já têm a oportunidade de aprenderem mais de perto sobre as rotinas da criação e produção acadêmica. “Todos eles foram convidados a trabalharem em um projeto científico voltado à área da literatura. Beatriz Costa e Claudiane Nunes trabalham em dupla em projeto sobre o escritor mineiro Lúcio Cardoso e o escritor franco-americano Julien Green. Pedro explora o território da literatura estadunidense, tendo como objeto de seu trabalho a obra-prima Absalão, Absalão!, do vencedor do Nobel de literatura William Faulkner”, comenta o professor.

Os projetos dos alunos de Publicidade e Propaganda da Univás integram um conjunto de cinco orientações, que também acolhem acadêmicos de outros cursos da Univás. São feitas, frequentemente, orientações conjuntas para que haja partilha de conhecimentos entre acadêmicos que, em seu treinamento profissional, aprendem a observar fenômenos a partir de ângulos específicos. “A troca dessa multiplicidade de olhares é fundamental para o crescimento do grupo”, finaliza professor Rogério Saber.