Áreas de atuação da Enfermagem

04/05/2021

ando continuidade a Jornada de Enfermagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), que neste ano, por conta da pandemia da COVID-19 é on-line, apresentamos o texto da professora Ana Lúcia de Lima Vieira Pinto, com o tema: “Áreas de atuação da Enfermagem”.

O mercado de trabalho para o profissional de Enfermagem está em expansão. A Enfermagem tem avançado de modo diversificado, ampliando cada vez mais suas áreas de atuação. Entendemos que existem quatro grandes dimensões relacionadas ao campo de atuação do profissional de Enfermagem, são elas: Assistência Direta ao Paciente; Gestão; Docência/Pesquisa; Empreendedorismo.

Explorar as possibilidades de atuação no mercado possibilita ao acadêmico uma escolha direcionada aos seus interesses, permitindo autorrealização e satisfação com o campo escolhido para atuar.

Enfermagem Aeroespacial

Normatiza a atuação do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar móvel e inter-hospitalar em aeronaves de asa fixa e rotativa, tornando-se obrigatório a formação em pós-graduação lato sensu.

Enfermagem forense

Atua com assistência aos envolvidos em diferentes casos de violência, o que envolve o atendimento à vítima, familiares, agressor e à sociedade. Profissionais da área auxiliam no tratamento de vítimas de estupro e de Violência doméstica

Enfermagem obstétrica

Atende a pacientes lactantes ou gestantes, tanto durante o parto quanto no acompanhamento de pós-parto.

Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica

Oferece assistência a pacientes clínicos e cirúrgicos que precisam de cuidados clínicos, intervencionistas e intensivos.

Gestão de Saúde, Acreditação e Auditoria

Atua como gestor e auditor interno e externo do Sistema Único de Saúde.

Enfermagem em Estomaterapia

Presta assistência a pacientes com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anais e urinária.

Enfermagem em empreendedorismo

produtos, inovações e novos serviços utilizando o conhecimento de enfermagem para o benefício terapêutico de pessoas.

Enfermagem Captação Doação e transplante de órgãos e tecidos

Compete ao enfermeiro a responsabilidade pelo processo de doação de órgãos o planejamento, execução, coordenação, supervisão e avaliação dos procedimentos de Enfermagem prestados ao doador.