| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 20/09/2013 10:53:00
Univás e UFJF firmam convênio de pesquisa

A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) firmaram um convênio de pesquisa no dia 16 de agosto, na sala do Núcleo de Pesquisa da Linguagem (Nupel), na Unidade Fátima da Univás.

Professores e alunos da Univas e UFJF firmaram um convênio, cujo objetivo é estabelecer o intercâmbio, em mútua colaboração, entre a UFJF, através do Núcleo de Pesquisa Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (NGIME), que é coordenado pela professora Eliana Ferreira, da Faculdade de Educação Física e do
Programa de Pós-Graduação em Educação, e a Univás, através de seu Grupo de Pesquisa Discurso, Individuação do Sujeito e Processos Identitários (Espaço, Acontecimento e Memória - DISUPI), cuja coordenação é da professora Eni Puccinelli Orlandi, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Univás, com vistas ao desenvolvimento de pesquisas.

O conjunto de atividades de pesquisas que já está desenvolvimento volta-se para estudos e pesquisas sobre a diferença, a diversidade e a deficiência em suas diferentes naturezas, a partir dos discursos administrativo, jurídico, midiático e do conhecimento face ao político na sociedade. A proposta central é refletir sobre questões ligadas às políticas públicas (da chamada inclusão), aos conflitos sociais e à cidadania considerando o modo como o sujeito é individuado pelo Estado em seu processo de identificação.

A compreensão dos discursos (oficiais, sociais, do senso comum, e do conhecimento) da diferença e sobre as pessoas com deficiência, submetidas à segregação, e ao processo que se tem denominado "inclusão", "acessibilidade" é crucial para a articulação entre linguagem, sujeito, escola e sociedade. O que é inclusão (social, escolar)? O que é educação (em geral, para a sociedade contemporânea, e para "especiais")? São questões que direcionam a reflexão em torno das atividades propostas pelos dois grupos de pesquisadores. O que significa incluir, pensando-se tanto a inclusão social como escolar? Como a diferença é significada? Em que medida é atribuído à diversidade um papel no funcionamento consensual da sociedade? Como se marca a divisão do espaço urbano diante de políticas de acessibilidade, mobilidade, direito (à) na cidade?

Uma primeira etapa, já em andamento, é a do curso à distância de Aperfeiçoamento em Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência. Para sua realização, foram elaboradas: uma coletânea, com textos básicos de reflexão para a prática de formação de professores que trabalham na rede pública, e que recebem pessoas com deficiência, e aulas para mil alunos de todo o país investidos nesta formação. Esse curso
recebe o apoio da SECADI/MEC.

O segundo módulo consiste na realização de coleta de material de pesquisa, entrevistas e gravação de aulas do curso de Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas, que é realizado em diversas cidades de Minas Gerais. Este está previsto para acontecer nos meses de setembro e outubro. Tanto o curso de Aperfeiçoamento quanto o de Especialização fazem parte da Rede de Formação Continuada da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC) e também da Universidade Aberta do Brasil - (UAB).

O terceiro módulo diz respeito ao desenvolvimento de uma pesquisa em parceria com duas instituições internacionais, uma em Bogotá e outra em Paris.

Esses três módulos dão início a diversas outras atividades tais como participação em grupos de estudo e reuniões de trabalho, ações conjuntas para desenvolvimento de projetos de pesquisa comuns, realização de seminários, debates, mesas-redondas e outros encontros de interesse científico, além da publicação de artigos e livros.

Fazem parte da equipe de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Univás, os mestrandos: André da Silva Barbosa; Alessandra Nogueira Fernandes; Heloisa Helena dos Santos; Josiane Fonseca Chináglia; Priscilla Ferreira da Silva; Stella Maris Rodrigues Simões; Tatiane Freitas de Souza; Allan Strottmann Kern e Patrícia de Campos. E as professoras: Eni Puccinelli Orlandi; Caciane Medeiros; Débora Massmann; Greciely Cristina da Costa; Juliana Cavallari e Renata Bianchi de Barros.

Por Lucas Silveira
Ascom/FUVS

Confira a cobertura fotográfica do evento