Data 14/07/2014 13:50:00
Univás treina tutores para lançar Ensino a Distância

Os cursos da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) têm uma nova ferramenta de estudo, com algumas disciplinas oferecidas a distância. A plataforma utilizada é denominada de Ensino a Distância (EaD). Os tutores que orientarão os acadêmicos para utilizarem o novo sistema de educação implantada passaram por um treinamento na manhã desta segunda-feira, 14 de julho.

O reitor da Univás, professor Carlos de Barros Laraia comentou que a Univás amplia suas qualificações de ensino ao "incluir na nossa Universidade essas novas tecnologias educacionais e o ensino à distância é uma delas", disse Carlos Laraia.

O Pró-reitor de Graduação da Univás, professor Guilherme Carrozza destacou que a implantação da nova metodologia de conteúdo educacional complementa a grade de ensino em sala de aula. "Os cursos continuam sendo presenciais, o que acontece que algumas disciplinas desses cursos serão ministradas em um ambiente virtual. Isso é um avanço muito grande que a Univás está fazendo", disse Guilherme Carrozza, que complementou "esta medida adotada possibilita aos alunos o acesso a uma nova metodologia cada vez mais demandada no mercado".

O preparo na Universidade lança o aluno no mercado, voltado para atuar conforme as novas tecnologias, como frisa Guilherme Carrozza. "O aluno, quando ele sai daqui, a gente quer que ele já saia inclusive para lidar com essas novas tecnologias. Nada melhor do que fazer isso aplicando mesmo o conteúdo que é ministrado em algumas disciplinas".

O vice-presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), professor Luiz Roberto Martins Rocha, que também é o diretor da Univás Virtual, enfatizou a utilização da plataforma moodle como o software utilizado para o apoio à aprendizagem, onde está instalada a Univás Virtual e ainda destacou que o treinamento feito nesta segunda-feira é para professores e também para reciclar os que já trabalham com a plataforma. A intensidade dos treinamentos é para lançar o EaD no dia 31 de julho, "com toda possibilidade tecnológica, todo conhecimento e método funcionando perfeitamente".

Quanto à oferta de serviço prestada aos acadêmicos, Luiz Roberto associou à modernidade, seguindo a tendência exigida até no mercado internacional. "Nós fizemos um estudo com uma consultoria de São Paulo, de cada dez empregos da comunidade europeia, nove dependem de possibilidade de trabalhar virtualmente. É muito alto. Nós queremos oferecer com qualidade para os nossos alunos. Trabalhar virtualmente com total qualidade, é o papel da universidade oferecer os cursos para os seus alunos".

Confira a cobertura fotográfica: