| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 28/07/2014 09:00
Um novo tempo: Univás insere tecnologia na grade curricular

Uma nova modalidade educacional que vem sendo utilizada nas maiores universidades de todo o mundo será oferecida, a partir deste semestre, na Univás. Buscando o constante aprimoramento de sua qualidade de ensino e, com a implantação do ambiente virtual para a formação dos acadêmicos, a Universidade do Vale do Sapucaí mostra que está preparada para utilizar a tecnologia a favor do ensino. O foco principal é ampliar o processo de aprendizagem e o desempenho dos alunos no mundo real.

O Pró-Reitor de Graduação, Newton Guilherme Vale Carrozza, destaca que os alunos serão beneficiados com esta inserção tecnológica na forma de aprendizagem, ao adotar a modalidade de ensino em algumas disciplinas por parte de dez dos cursos de graduação. "Nosso intuito é instrumentalizar ainda mais os cursos com determinadas possibilidades de tecnologias que a gente vê muito presente hoje no dia-a-dia das pessoas, dos profissionais".

No ambiente voltado aos acadêmicos, o Pró-Reitor observa uma nova forma de obter conhecimento com o ensino virtual. "Eu acho que é uma forma, nesse momento, dele realmente experimentar a nova tendência. É muito simples, é prático, de muito mais proveito ao aluno".

Para o Diretor de Assuntos Acadêmicos da Univás, Luiz Roberto Martins Rocha, o acréscimo de competência digital aos cursos de graduação é utilizado pelos maiores centros acadêmicos do mundo. Investiu-se em professores com doutorado para assumir a elaboração das aulas e das atividades do dia-a-dia, "professores dos nossos Mestrados e do nosso Doutorado, aprovados e recomendados pelo MEC", explica. Um estúdio de gravações com tecnologia avançada e servidor de internet internacional para hospedagem de conteúdo virtual, proporcionam suporte adequado e de qualidade para o processo de aprendizagem em ambiente digital.

Conforme Luiz Roberto, a motivação da Univás em implantar este acréscimo educacional é "criar as melhores condições para o nosso aluno conseguir uma vaga no disputado mercado de trabalho". Completa ao dizer que "o mundo do trabalho vem se transformando rapidamente. Posso citar os países da União Européia que criaram uma grande frente de trabalho para desenvolver competências digitais, visando preencher milhares de vagas não ocupadas pela falta de domínio das chamadas TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação. A cada 10 empregos na União Européia, nove exigem a capacidade de trabalhar virtualmente".

O presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, Rafael Simões, apoia integralmente a ampliação do processo de ensino. "Não podemos olhar só para o passado", destaca Simões, "uma universidade séria e comprometida com a vida de seus alunos tem o dever de entender a realidade atual e olhar também para o futuro. Nesse caso, no tempo presente e no futuro não há mais separação entre o que é presencial do que é virtual, os dois acabam se fundindo". Opinião semelhante tem o reitor Carlos Laraia: "estamos somando conhecimento para os nossos alunos com competência virtual e a Univás os convida para, juntos, nos inserirmos na inovação que o mundo de hoje e o mercado de trabalho exige"
.