Apresentação

Apresentação

A CPA - Comissão Própria de Avaliação é um órgão instituído pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. É composta por membros que são representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e também da sociedade civil. A Comissão é responsável por implantar, organizar e articular o processo de auto avaliação Institucional, nos termos da Lei Federal 10.861/2004.

Objetivos

A CPA da Univás trabalha para verificar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades, as ameaças e os desafios da Universidade procurando especificamente melhoria da qualidade da Educação Superior que é oferecida para toda comunidade acadêmica.

Objetivos específicos

- Aumentar permanentemente a sua eficácia institucional, efetividade acadêmica e social; - Aprofundar os compromissos e responsabilidades sociais da instituição, por meio da valorização de sua missão, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia universitária;

- Incentivar a participação acadêmica no processo democrático.

Trabalhos da CPA

- Planejamento e execução da autoavaliação semestral;

- Revisão frequente dos instrumentos avaliativos com adaptações, inclusões ou exclusões de questões; - Revisão dos indicadores adotados pela CPA;

- Adequação do sistema de tratamento dos dados coletados para maior confiabilidade e significância dos resultados; - Adoção de novas formas de sensibilização para abranger um universo maior de aceitação do processo avaliativo; - Modificação na forma de comunicar os resultados da avaliação para melhor compreensão dos mesmos; - Priorização de indicadores.

Assim, os resultados da avaliação devem ser objetos de análise e discussão em cada curso pelo seu colegiado. A avaliação também é realizada com a finalidade de alimentar a tomada de decisões tendo uma vocação básica transformadora, na medida em que se propõe como tarefa principal, aprimorar o modo como a comunidade acadêmica resolve participativamente as suas inconformidades. Logo, as transformações provenientes dos resultados da avaliação visam a um aperfeiçoamento do desempenho dos recursos humanos, e a uma melhoria na programação dos cursos oferecidos pela instituição.


Membros da Comissão de Autoavaliação - CPA

Coordenador: Prof. Jair Pinto de Assis Júnior

Representante Docente da Unidade Fátima: Prof. Geovany Rosa Pires

Representante Docente da Unidade Central: Prof. Paulo Roberto Maia

Representante Discente da Unidade Fátima: Edgar Alves de Rezende

Representante Discente da Unidade Central: Ingrid Molina

Representante do Corpo Técnico Administrativo da Unidade Fátima: Sra. Gisele Jesus de Menezes Silva

Representante do Corpo Técnico Administrativo da Unidade Central: Sra. Maria Aline de Oliveira

Representantes da Sociedade Civil Organizada: Sr. Anderson Machado Faria e Sra. Lucinéia Martins Barros