XVII Congresso de Iniciação Científica

Boas-Vindas

A Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS tem a satisfação de convidar todos os docentes, discentes e a comunidade de Pouso Alegre e região, para participarem do XVII Congresso de Iniciação Científica da UNIVÁS (ONLINE), que será realizado no período de 13 a 15 de agosto de 2020, modalidade on-line. O evento trará o conhecimento desenvolvido pela comunidade científica da UNIVÁS, assim como de Instituições do estado de Minas Gerais e de outros estados do Brasil. O evento proposto tem uma tradição há mais de 16 anos e a cada ano são percebidos avanços e melhorias na qualidade das pesquisas e nas discussões que elas podem gerar, sendo um de seus objetivos a socialização do conhecimento desenvolvido pela comunidade cientifica da UNIVÁS e de outras Instituições do estado de Minas Gerais e do País. O XVII Congresso de Iniciação Científica da UNIVÁS é uma realização da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPPES), em parceria com a Reitoria, a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX), a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), direções acadêmicas e seus colaboradores e coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação. O apoio financeiro é realizado pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Apresentação

O Congresso de Iniciação Científica é um evento que ocorre anualmente, organizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS). É o momento científico em que os alunos mostram os resultados obtidos em suas pesquisas (PROBIC/FAPEMIG, PIBIC/UNIVÁS, BIC JR. e PIBID/UNIVÁS), sob a forma de comunicações orais, participam de minicursos e palestras, tendo ainda a oportunidade de publicarem seus trabalhos. As apresentações acontecem em duas modalidades, pôster e oral. A modalidade pôster é direcionada para alunos que fizeram sua iniciação científica de forma voluntária, como também para os alunos de outras instituições que selecionaram essa opção de apresentação no momento de sua inscrição. Esta é obrigatória para os pesquisadores e bolsistas Bic Jr/Fapemig. A modalidade oral é obrigatória para os acadêmicos da UNIVÁS que foram contemplados com bolsas de Iniciação Científica em um dos nossos programas, PROBIC/FAPEMIG ou PIBIC/UNIVAS, como também para alunos de outras instituições que optarem por essa modalidade no momento da inscrição. Tanto a modalidade pôster, como a modalidade oral, são avaliadas por três docentes pesquisadores.

Nossos objetivos:

O XVII Congresso de Iniciação Científica da Univás tem por objetivos:

• Valorizar o corpo docente e discente da Instituição dedicados ao desenvolvimento de atividades de pesquisa;
  • Incentivar alunos de graduação, visando a formação de novos pesquisadores e qualificando-os para os programas de pós-graduação;
  • Fomentar a atividade de pesquisa na UNIVÁS;
  • Integrar a comunidade científica e acadêmica;
  • Promover a interação entre a UNIVÁS e outras Instituições com interesse nas atividades de pesquisa, desenvolvidas na mesma;
  • Divulgar o desenvolvimento da pesquisa na Instituição e aproximar a pesquisa universitária e a sociedade;
  • Realizar serviços de Educação e Cultura junto à sociedade.

O Congresso de Iniciação Cientifica, de responsabilidade da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, é o maior evento científico da UNIVÁS, congregando alunos e professores das mais diferentes áreas do conhecimento e de várias instituições de ensino e pesquisa da região do Sul de Minas Gerais e de outros estados do Brasil.