Normas

NORMAS PARA APRESENTAÇÕES NA MODALIDADE ONLINE

NORMAS PARA APRESENTAÇÕES ORAIS:
  1. As apresentações orais serão realizadas através da Plataforma Teams;
  2. As salas terão o nome da dupla de avaliadores, e nelas estarão incluidos os apresentadores;
  3. O apresentador de cada trabalho será o autor principal;
  4. Os apresentadores irão receber um link para acessar a sala de apresentação;
  5. A apresentação será oral, através de slides;
  6. A comissão organizadora solicita que os slides sejam confeccionados conforme MODELO TEMPLATE ORAL (SLIDE), disponível no hotsite do Congresso https://www.univas.edu.br/eventos/cic2020/, na aba MODELOS;
  7. Quantidade de slides para apresentação: mínimo 10 slides e máximo: 15 slides;
  8. Estando todos em sala (professores/avaliadores e apresentadores); os professores realizarão a chamada para apresentações;
  9. Os slides deverão ser salvos em PDF e inseridos na Plataforma Teams no momento da apresentação;
  10. O tempo para cada apresentação será de 10 minutos e 05 minutos será destinado para o debate.


NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERES:
  1. As apresentações de pôsteres serão realizadas através da Plataforma Teams;
  2. As salas terão o nome da dupla de avaliadores, e nelas estarão incluidos os apresentadores;
  3. O apresentador de cada trabalho será o autor principal;
  4. Os apresentadores irão receber um link para acessar a sala de apresentação;
  5. A apresentação será oral, através de pôster;
  6. A comissão organizadora solicita que o pôster seja confeccionado conforme MODELO TEMPLATE PÔSTER, disponível no hotsite do Congresso https://www.univas.edu.br/eventos/cic2020/, na aba MODELOS;
  7. O pôster deve apresentar no cabeçalho: título, autores e local onde foi realizado. O corpo do pôster deve conter: Introdução e Objetivo(s), Métodos, Resultados, Conclusão(ões) e Referências (seguir normas da ABNT);
  8. Estando todos em sala (professores/avaliadores e apresentadores); os professores realizarão a chamada para apresentações;
  9. Cada pôster sob a forma de template, deverá ser salvo em PDF e inserido na Plataforma Teams, no momento da apresentação;
  10. O tempo para cada apresentação será de 05 minutos e 05 minutos será destinado para o debate.


CONSIDERAÇÕES GERAIS
  • Os trabalhos inscritos serão analisados pela Comissão Científica e a comunicação sobre sua aceitação será por meio de divulgação da lista dos trabalhos selecionados no site da Univás e Carta de Aceite;
  • A revisão de texto é de responsabilidade dos autores e solicita-se a leitura, pelo orientador, da versão final do resumo;
  • Os trabalhos apresentados no XII Congresso serão publicados nos Anais do Congresso de Iniciação Científica, posteriormente publicados no site da Univás.


FORMATAÇÃO DOS RESUMOS

Os resumos devem estar rigorosamente em conformidade com as normas para apresentação de trabalhos listadas abaixo:

  1. Use exclusivamente fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples, papel tamanho A4, margem ABNT (superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm, direita 2cm), texto justificado. Máximo de 3.000 caracteres;
  2. Título: usar letras maiúsculas e em negrito centralizado;
  3. Nome(s) do(s) Autor(es): escrever o nome completo dos autores, por extenso, com letras maiúsculas. Aponte com asterisco o apresentador do trabalho. Quando houver mais de um autor, separe-os por ponto e vírgula;
  4. Instituição onde foi realizado o trabalho: utilize as iniciais em letra maiúscula e demais em letra minúscula. 5. Resumo: Digitar em um único parágrafo, devendo conter: Introdução e Objetivo(s), Métodos, Resultado, Conclusão (ões), Referências (no máximo três);
  5. Palavras-chave: cite de três a cinco palavras.


CRITÉRIOS PARA APRESENTAÇÕES ORAIS
  1. As apresentações orais serão realizadas em sessões organizadas por temas e coordenadas por dois professores; é obrigatória a presença do orientador;
  2. Apenas os alunos dos programas que tiveram vigência em 2019 PROBIC/FAPEMIG e PIBIC/UNIVÁS e com Bolsa de fomento externo apresentarão seus trabalhos de pesquisa na modalidade oral;
  3. Os alunos do Programa BIC JR/FAPEMIG, ou que desenvolveram trabalhos de pesquisa na Univás fora dos programas de Iniciação Científica ou ainda alunos de outras instituições serão convidados a apresentar na modalidade oral, desde que os trabalhos apresentem relevância científica. Os demais trabalhos não convidados serão apresentados na modalidade pôster;
  4. A comissão organizadora designará a sala na qual o trabalho será apresentado e divulgará aos autores no site, além de afixar cartazes com estas informações no local;
  5. A apresentação pode ser feita com data show, que estará disponível na sala;
  6. Cada participante terá até 10 (dez) minutos para apresentação e até 5 (cinco) minutos para discussão do trabalho;
  7. Todos os bolsistas dos programas PROBIC/FAPEMIG e BIC Jr devem utilizar na apresentação de seus trabalhos (banner ou oral) as logomarcas da UNIVÁS, FUVS e FAPEMIG.


CRITÉRIOS PARA APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERES
  1. Trabalhos do programa BIC Jr/FAPEMIG, trabalhos de pesquisa da Univás e trabalhos de outras instituições que não contemplem os critérios para apresentação oral serão apresentados na modalidade pôster;
  2. A comissão organizadora solicita que o pôster seja confeccionado conforme modelo template pôster;
  3. O pôster deve apresentar no cabeçalho: título, autores e local onde foi realizado. O corpo do pôster deve conter: Introdução e Objetivo(s), Métodos, Resultados, Conclusão(ões) e Referências (seguir normas da ABNT);
  4. O autor receberá comunicação do local da apresentação;
  5. O pôster sob a forma de template deverá ser levado no dia da apresentação salvo em pen-drive, pois o mesmo será projeto em Datashow;
  6. Não será permitida a apresentação do pôster por terceiros;
  7. O autor que for apresentar mais de um trabalho deverá informar à coordenação do congresso para que medidas sejam tomadas visando à compatibilização das apresentações;
  8. Pelo menos um dos autores do trabalho deverá permanecer junto ao pôster durante todo o tempo da sessão prevista no programa, para responder às questões dos interessados e avaliadores.