Corpo Docente

DOCENTES

Clique nos nomes para acessar o currículo Lattes.

Aparecida Rodrigues Silva Duarte

Aparecida Rodrigues Silva Duarte

[email protected]

Atualmente é professora do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí e pesquisadora do Grupo de Pesquisa de História da Educação (GHEMAT). Possui graduação em Bacharelado Em Matemática Pura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Foi coordenadora do Curso de Matemática, do Núcleo de Pesquisa em Educação Matemática (NUPEM/UNIVÁS) e do Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Matemática da Universidade do Vale do Sapucaí. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Educação Matemática no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, história da educação matemática, educação matemática, formação de professores e metodologias de ensino.

Graduação: Matemática
Doutorado: Educação Matemática




Aparecida Rodrigues Silva Duarte

Lariana Paula Pinto

[email protected]

Psicóloga pela Universidade do Vale do Sapucaí/MG. Mestre e doutora pelo Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia, área de concentração em Avaliação Psicológica, da Universidade São Francisco/SP. Extensão em Neuropsicologia com Formação em Reabilitação Cognitiva. Tem experiência na área de Avaliação Psicológica, incluindo construção e validação de instrumentos psicológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, avaliação cognitiva, orientação profissional e desenvolvimento de carreira, e psicologia positiva. Professora no curso de Graduação em Psicologia, pela Universidade do Vale do Sapucaí. Professora dos cursos de especialização em Avaliação Psicológica e Neuropsicologia, pelo IPOG. É psicóloga clínica no AION - Instituto de Psicologia Integrada.

Graduação: Psicologia
Doutorado: Psicologia




Maria Ines

Maria Inês Bustamante

[email protected]

Professora do Mestrado em Educação e do Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVAS. Doutorado em Psicologia, na área de Avaliação Psicológica, pela Universidade São Francisco - USF (2014). Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2006). Pós-graduação em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVAS (2002). Especialização em Psicologia Clínica e Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia. Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itatiba - USF (1982).

Graduação: Psicologia
Doutorado: Psicologia




Mauriceia Costa Lins de Medeiros

Mauriceia Costa Lins de Medeiros

[email protected]

Atua há 24 anos como Professora Titular da Disciplina de Saúde da Criança e do Adolescente na Universidade do Vale do Sapucaí. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Criança e do Adolescente, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da criança e recém-nascido, aleitamento materno, antropometria escolar e qualidade de vida. Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Cirurgia Plástica da UNIFESP dentro da área de concentração de Qualidade de Vida como Método de Avaliação em Cirurgia Plástica.

Graduação: Enfermagem
Doutorado: Cirurgia Plástica




Neide de Brito Cunha

Neide de Brito Cunha

[email protected]

Doutora em Psicologia, na área Educacional, e Mestre em Educação pela Universidade São Francisco (USF). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e em Avaliação Psicológica Educacional pela USF. Licenciada em Letras (Português e Espanhol) pela Universidade de São Paulo e em Pedagogia pela USF. Docente do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí e do Centro Paula Souza onde foi também Orientadora de Polo de Curso EAD. Docente de cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia. Experiência nas áreas de Educação e Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: dificuldades do processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita, avaliação psicoeducacional e metodologia de pesquisa. Membro do corpo editorial da Revista Avaliação Psicológica (2011/2014). Editora-chefe da Revista Argumentos Pró-Educação. Editora Associada da Revista Educação: Teoria e Prática da Unesp de Rio Claro.

Graduação: Psicologia
Doutorado: Psicologia




Neide Pena

Neide Pena

[email protected]

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 2012); Mestre em Linguística com área de concentração em Análise de Discurso, linha francesa, pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Minas Gerais (2006); Graduada em Pedagogia. Especialista de Ensino nas áreas de Supervisão Pedagógica, Orientação Educacional, Administração e Inspeção Escolar. Especialização em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá/MG. É docente do Programa de Mestrado em Educação da Univas e Docente do Curso de Graduação de Ciências Contábeis nas disciplinas de Ética Geral e Profissional, Filosofia e Metodologia de Pesquisa, professora e Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Educacional. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: educação, currículo, avaliação institucional, políticas públicas em educação, gestão educacional, formação do profissional docente. É líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Gestão (GPEG), que investiga e discute questões Contemporâneas de ensino, currículo, avaliação e gestão. Orienta pesquisas de Iniciação Científica na Univás com o apoio da Fapemig e faz parte do Comitê de Ética e Pesquisa da Univás.

Graduação: Pedagogia
Doutorado: Educação




Nelson Lambert de Andrade

Nelson Lambert de Andrade

[email protected]

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro (1974) e em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro (1972) e mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (2007). Doutor em Educação - PUC SP. Atualmente é docente da Universidade do Vale do Sapucaí. Professor Permanente do Mestrado em Educação. Coordenador do Curso de Ciências Contábeis. Docente em Tempo Parcial do Mestrado em Gestão, Planejamento e Ensino da Universidade do Rio Verde - UninCor, Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nas seguintes áreas: Contabilidade, Administração, Educação, Qualidade e Autoavaliação Institucional. Integra o Banco de Avaliadores do SINAES (BASIS).É pesquisador do Grupo de Pesquisa Currículo Questões Atuais da PUC-SP. E do Grupo de Pesquisa em Educação e Gestão (GEPEG): Questões Contemporâneas de Ensino, Currículo, Avaliação e Gestão.

Graduação: Ciências Contábeis
Doutorado: Educação




Ronaldo Júlio Baganha

Ronaldo Júlio Baganha

[email protected]

Doutor em Ciências do Movimento Humano e Mestre em Educação Física - UNIMEP (Núcleo de Performance Humana), Especialista em Fisiologia do Exercício e em Ciência do Treinamento Desportivo - UNICAMP, Especialista em Atividade Física para Grupos Especiais - FMG, Especialista em Nutrição Esportiva - UES. Graduado em Educação Física (Licenciatura plena: Bacharel e Licenciatura) - UNIVÁS. Áreas de Pesquisa: Biologia Celular e Molecular, Bioquímica e Fisiologia do Exercício com ênfase em exercício físico para portadores de distúrbios cardiometabólicos.

Graduação: Educação Física
Doutorado: Ciências do Movimento Humano




Rosimeire Aparecida Soares Borges

Rosimeire Aparecida Soares Borges

[email protected]

Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na Universidade Anhanguera de São Paulo, sob a supervisão do Professor Dr. Ubiratan D Ambrosio. Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2011), tendo realizado o Estágio de doutoramento na Escola Superior de Educação de Lisboa/Portugal em 2007. Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Sapucaí (2002). Atualmente é professora da graduação e do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí -UNIVÁS, Pouso Alegre/MG. Atua em Educação e Educação Matemática, Metodologia da Pesquisa, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Metodologias do Ensino de Matemática, Formação de professores e História da Educação Matemática.

Graduação: Matemática
Doutorado: Educação Matemática




Susana Gakyia Caliatto

Susana Gakyia Caliatto

[email protected]; [email protected]

Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF) - Itatiba (2001), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na área de Psicologia, Desenvolvimento humano e Educação. Pós-doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Psicologia da Educação da Universidade do Minho/PT(2018). Professora do Curso de Mestrado e de Pedagogia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univas) Pouso Alegre - MG. Membro dos seguintes grupos de pesquisa: Estudos em contextos relacionados à aprendizagem (ECRA) e Grupo de pesquisa educação e gestão (GPEG), ambos na Univás; Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia na Unicamp e do Grupo de Investigação sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho (GICAD) da Universidade do Minho/PT. Tem experiência na área de educação com ênfase em psicologia educacional e da aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem, Autorregulação, Estratégias de aprendizagem, Educação inclusiva e Formação de professores.

Graduação: Psicologia
Doutorado: Educação