| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 20/09/2013 14:49:00
Professor da Univás e médico do Hospital Samuel Libânio é escolhido membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

O professor dos cursos de Medicina e Fisioterapia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Romar Ângelo Barbato Silveira, que também atua no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), ambos mantidos pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) foi aprovado como membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), na Especialidade de Cirurgia Geral, através de análise curricular.

A proposta para admissão foi assinada pelos médicos Raul Cutait, da Universidade de São Paulo (USP) e do Hospital Sírio Libanês; Samir Raslam, professor Titular da USP e os professores da Univás, Virgínio Cândido Tosta de Souza, Elias Kallás e Carlos Roberto Amorim.

Professor Romar Silveira participará por dois anos do Diretório Nacional do CBC. A posse oficial ocorrerá no dia 10 de janeiro de 2014. O CBC existe há 83 anos. É uma instituição científica atuante, preocupada em apresentar para seus membros as discussões sobre a modernidade da cirurgia, valorizando os avanços atuais e priorizando as evidências.

Reconhecida em todo o Brasil desde 1929, o CBC tem procurado atuar em todos os campos relacionados à atividade do cirurgião. A proposta básica é discutir as soluções atuais para as doenças cirúrgicas que atingem pessoas dos mais diferentes níveis sócio-culturais.

Para ser membro do CBC, o cirurgião tem à disposição as seguintes modalidades: Membro Titular / Titular-Colaborador (mínimo de 6 anos de formatura), Membro Adjunto ACBC (mínimo de dois anos de formatura) e membro Aspirante.

Conheça mais sobre o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)

Instituído em 1929, com 30 membros, o CBC ultrapassou a marca de 6 mil integrantes em 2013. A entidade congrega, além da cirurgia geral, cirurgiões das mais diversas especialidades. Os cirurgiões Ivo Pitanguy e Adib Jatene são alguns dos membros do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. O ex-presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek era Membro Honorário do CBC.

A entidade surgiu no dia 30 de julho de 1929, numa reunião de médicos no antigo Hospital da Cruz Vermelha Brasileira, no Centro do Rio de Janeiro. No início, era apenas uma academia regional de medicina, mas a partir dos anos 40 a entidade começou a sua expansão para todos os estados do país, o que se consolidou no início dos anos 70, com o encerramento do modelo de academia, terminando com o limite de vagas para membros titulares.

Diversos acontecimentos marcaram a existência da entidade. Em 1941, o exército convidou o CBC para dar um curso de emergência aos médicos que foram convocados para a II Guerra Mundial.

Em 1956, durante a abertura do V Congresso Brasileiro de Cirurgia, no Teatro Municipal do Rio, o ex-presidente Juscelino Kubitschek recebeu o título de Membro Honorário do CBC. O diploma com esse título está exposto no Memorial JK, em Brasília.

No início da década, o presidente da entidade, Raymundo de Britto, que viria a ser Ministro da Saúde no Governo Castello Branco, realizou o sonho de três décadas e inaugurou a primeira sede própria, num belíssimo casarão, em Botafogo.

Em 1979, o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Chagas Freitas, inaugurou o edifício de 11 andares, erguido no lugar do antigo casarão. A imprensa da época, entre eles o colunista Ibrahim Sued, apelidavam o prédio de "ninho dos cobras", em alusão às diversas personalidades da medicina, como o cirurgião plástico Ivo Pitanguy, que montaram seus consultórios num dos primeiros prédios exclusivos para a área médica do Rio de Janeiro.

Nas últimas duas décadas, o CBC passou a dar atenção também aos mais diferentes aspectos do exercício profissional. É o caso do processo de formação do cirurgião através da residência médica, a defesa profissional, a valorização da atuação do cirurgião e o risco do erro médico. Além disso, pelo lastro de credibilidade acumulado em sua história, a entidade também tem atuado no sentido de congregar e liderar todas as sociedades cirúrgicas do país.

Por Lucas Silveira
Ascom/FUVS