XIX CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVÁS

O Congresso de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Sapucaí - Univás acontece anualmente e tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de Iniciação Científica realizados por alunos de graduação da Univás e também de outras instituições. Objetiva, também, contribuir para o desenvolvimento de competências necessárias à pesquisa acadêmica, promovendo a oportunidade de interação entre pesquisadores de todos os níveis e áreas do conhecimento.

A apresentação de trabalhos nessa edição do evento acontecerá em uma única modalidade: comunicação oral. A modalidade oral é para todos os acadêmicos da UNIVÁS que foram contemplados em um de nossos programas de IC (PIBIC-Univás, PIVIC, PIBIC-FAPEMIG), como também para alunos de outras instituições que se inscreverem. Os trabalhos serão avaliadas por docentes pesquisadores da Universidade e docentes externos.

O Congresso de Iniciação Científica da Univás, em sua 19ª edição, fará a premiação “Destaque Iniciação Científica 2022 – Jovem Pesquisador”, que terá o objetivo de identificar os três melhores trabalhos inscritos no evento.

A 19ª edição do Congresso de Iniciação Científica da Univás será realizada no formato híbrido, entre os dias 03 e 05 de novembro de 2022.

O XIX Congresso de Iniciação Científica da Univás tem as seguintes finalidades:

1. A divulgação de trabalhos de pesquisa realizados por alunos de graduação, proporcionando a troca de informações e experiências em ambiente propício a essa atividade;

2. Incentivar e estimular o desenvolvimento da vocação para os campos da ciência e tecnologia em alunos de graduação, por meio de participação em projetos de pesquisa;

3. Qualificar o corpo discente de graduação para o ingresso em programas de pós-graduação e aprimorar o processo de formação de profissionais para atuação nos diversos setores da sociedade;

4. Estimular professores-pesquisadores a engajar estudantes de graduação no processo de investigação científica. A participação dos docentes é muito importante, pois poderão, juntamente com os alunos, acompanhar as pesquisas nas diversas áreas, discutindo esses trabalhos e refletindo sobre a formação de jovens pesquisadores.

O Congresso de Iniciação Cientifica é o maior evento científico da UNIVÁS, congregando alunos e professores das mais diferentes áreas do conhecimento e de várias instituições de ensino e pesquisa da região do Sul de Minas Gerais e de outros estados do Brasil.

Consulte a programação do evento e venha conhecer os trabalhos de nossos jovens pesquisadores!