MINICURSOS

Minicurso Tema Local Vagas Modalidade
1 Introdução às Técnicas de Sutura Salão Mínimo: 20
Presencial
2 Pesquisa & Desenvolvimento na área da saúde: utilização de tecnologias 4.0 Lab. Informática Mínimo: 10
Máximo: 30
3 Pesquisa na universidade Lab. Informática Mínimo: 20
4 Empreendedorismo e Saúde Sala de aula Mínimo: 10
5 Suporte básico à vida e atendimento pré hospitalar Alpha Mínimo: 10
6 Educação, Linguagem e Sociedade Sala de aula Mínimo: 10

MINICURSOS PRESENCIAIS

Minicurso 1: Introdução às Técnicas de Sutura

Ministrante: Liga Acadêmica de Cirurgia Geral

Descrição do minicurso: A Introdução às Técnicas de Sutura é dividida em dois tempos. Em um primeiro momento, realiza-se um apanhado geral a respeito de materiais e técnicas de sutura, bem como os tipos de feridas e de cicatrização. Num segundo momento, realizar-se-a uma demonstração dos principais fios de sutura, além de treinamento adequado sobre as suas técnicas. Na sequência, os alunos poderão colocar em prática seus aprendizados, com pertinente monitoria dos organizadores.

Vagas: Mínimo 20 inscritos; máximo 40 inscritos

Inscrição: 1 litro de leite

Minicurso 2: Pesquisa & Desenvolvimento na área da saúde: utilização de tecnologias 4.0

Ministrante: (Prof. Dr. Flávio Fraga Vilela)

Descrição do minicurso: Apresentação dos pilares tecnológicos da Industria 4.0 aplicados à saúde Impressão 3D; Internet of Things, Inteligência Artificial; Computação em Nuvem; Realidade Virtual e Aumentada; Big Data e Simulação Computacional 3D.

Vagas: Mínimo 10 inscritos; Máximo 30 inscritos

Minicurso 3: Pesquisa na universidade

Ministrante: Profa. Dra. Joelma Pereira de Faria Nogueira e Amanda Marilyn Figueiredo

Descrição do minicurso: Este minicurso volta-se ao detalhamento das atividades de pesquisa na vida universitária e quais os caminhos a serem percorridos para que esse processo possa se consolidar. Buscar-se-a construir conhecimento acerca da elaboração do projeto de pesquisa e da construçnao do Currículo Lattes.

Modalidade: presencial

Vagas: Mínimo 20 inscritos/ máximo 40 inscritos

Minicurso 4: Gestão e empreendedorismo na área da saúde

Ministrante: Prof. Me. Geovany Rosa Pires

Descrição do minicurso: O empreendedorismo na saúde é um conjunto de comportamentos e ideias que levam à inovação na criação ou aprimoramento de produtos e serviços voltados ao setor. O presente minicurso, objetiva evidenciar a relevância da gestão e do empreendedorismo por meio dos seguintes assuntos Gestão Estratégica; Gestão Financeira; Gestão Estratégica de Custos; Empreendedorismo na saúde e Modelagem de negócios.

Vagas: Mínimo 10 inscritos/ máximo 40 inscritos

Minicurso 5: Suporte básico à vida e atendimento pré-hospitalar

Ministrante: Prof. Dr. Ronaldo Júlio Baganha

Descrição do minicurso: Funções do profissional de saúde enquanto socorrista, suas responsabilidades e ações necessárias de segurança em cena de acidente; identificar a sua própria responsabilidade em relação à mesma e a detectar os sinais vitais; realizar manobras de ressuscitação cardiorrespiratória (RCP); e aprender a utilizar o desfibrilador externo automático (DEA). Será abordada, ainda, a avaliação secundária da vítima, em busca de outros traumas que possam comprometer a vida; ações com vítimas de traumas musculoesqueléticos (fratura, entorse etc.); técnicas de imobilização e transporte de vítima em prancha longa; e manobras de desengasgo (vítimas com obstrução de vias aéreas por corpo estranho).

Vagas: Mínimo 10 inscritos/ máximo 40 inscritos

Minicurso 6: Educação, Linguagem e Sociedade

Ministrante: Prof. Dr. Diego Henrique Pereira

Descrição do minicurso: A oficina “Educação, Linguagem e Sociedade” tem o objetivo de discutir as diferentes relações entre a Linguagem e Educação, mostrando tal funcionamento na sociedade contemporânea, afetada pela pandemia da Covid-19. Pensar a TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) pelo viés da Linguagem também se faz necessário para a compreensão do fazer pedagógico em meio a um cenário completo e disruptivo da Educação.

Público-alvo: alunos da graduação/pós-graduação e externos à universidade

Vagas: Mínimo 20 inscritos/ máximo 40 inscritos