Data 30/01/2014 10:30:00
Alunos e professores da Univás participam do Projeto Rondon

Universidade é a única Instituição particular de Minas Gerais a participar do projeto do Governo Federal

Na manhã da última sexta-feira, 24 de janeiro, alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e História, juntamente com professoras da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), embarcaram para o interior do Maranhão para desenvolverem seus trabalhos no Projeto Rondon.Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes.

A Univás é a única Instituição particular de Minas Gerais a participar deste ato de solidariedade. A viagem de 15 dias irá contribuir para a formação dos alunos e integrá-los ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País.

De acordo com o Coordenador de Extensão e Assuntos Comunitários da Univás, Professor Antônio Homero Rocha de Toledo, a participação da Instituição no Projeto Rondon é de grande importância, já que a grande maioria das universidades que estão no projeto são públicas, estando a Univás ao lado das melhores instituições de ensino superior do Brasil. "A participação nesse projeto é um momento importante para Univás. É sinal de que a nossa Instituição passou a ser valorizada e reconhecida. Já estamos preparando a documentação necessária para participar da próxima edição do Projeto Rondon", disse.

A aluna Verônica da Silva, do 7º Período do curso de Fisioterapia fala sobre as expectativas de participar de um projeto do Governo Federal. "É um grande desafio para todos nós, pois iremos aplicar os conhecimentos adquiridos na Universidade na prática, para ajudar pessoas carentes. Espero que o projeto seja bem aceito e que consigamos representar bem a Univás", disse.

A Operação Portal da Amazônia, nome da edição do Projeto começou no dia 25 de janeiro e vai até 10 de fevereiro nas cidades de Imperatriz e Cidelândia, no Maranhão. A equipe da Univás é composta pelas professoras Camila Claudiano Quina Pereira, do curso de Psicologia, e
Rita de Cassia Pereira, da Enfermagem. Os alunos selecionados para compor a equipe são: Ângela Lucia de Paiva e Mariana Alves Silveira, acadêmicas do curso de Psicologia, Bruna Fátima de Brito, do curso de Historia, Caroline Faria Santos e Michele Costa Tibães, do curso de Enfermagem, Francislene Carvalho e Sara Yamakami Ribeiro, acadêmicas de Medicina, e Verônica Bernardes da Silva, do curso de Fisioterapia. O acadêmico do curso de Medicina, Lucas Huhn Firmino, também foi selecionado, mas para atuar na Operação Cívico Social - Aciso, da Marinha.

Ascom/FUVS

Confira a cobertura fotográfica