Hospital Samuel Libânio realiza mutirão de cateterismo
O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) iniciou nesta semana um mutirão de cateterismo, que tem como principal objetivo atender a demanda de cirurgias na microrregião de Pouso Alegre e Itajubá. O mutirão se estenderá até o dia 30 de abril de 2014.
Atualmente, o Hospital Samuel Libânio possui uma cota pactuada com o Sistema Único de Saúde (SUS) de 35 cateterismos ambulatoriais por mês para toda a região, ou seja, não chega a dois por dia. Com o mutirão, o Serviço de Hemodinâmica, responsável pelas cirurgias de cateterismo no Samuel Libânio deverá atender uma média de 250 a 300 procedimentos cirúrgicos a mais. "Esta ação significa atender com maior agilidade os pacientes com problemas cardíacos que aguardam a disponibilidade de vagas pelo SUS", comemora a diretora Executiva da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Sílvia Regina Pereira da Silva.
Inicialmente serão agendadas cinco cirurgias de cateterismos a mais por dia. Para participar do mutirão, o paciente deverá primeiramente agendar o seu pedido na Secretaria Municipal de Saúde onde reside. "É imprescindível trazer os documentos pessoais e o cartão nacional de saúde. Pacientes novos, que estão com o pedido devem procurar a sua Secretaria Municipal de Saúde com o pedido, pois é a Secretaria Municipal de Saúde quem controla o agendamento", adverte a diretora Administrativa do HCSL, Jusselma Paiva Reis.
O mutirão de cateterismo é um projeto do Governo de Minas Gerais, que por meio da Deliberação 1.613 de outubro de 2013 e 1.697 de dezembro de 2013, aprovou a liberação de recursos para realização de procedimentos cardiovasculares e o Hospital Samuel Libânio, prestador de serviços habilitado pelo SUS, conhecedor da necessidade de ampliar a oferta de serviços à população manifestou interesse para implementar e executar o serviço em Pouso Alegre. "Nossa intenção é agilizar e diminuir a fila de espera dos pacientes que aguardam o procedimento cirúrgico cardiovascular. É uma prestação de serviços que vai trazer mais qualidade de vida aos pacientes", revela o enfermeiro responsável pelo Serviço de Hemodinâmica do HCSL, Adelson dos Reis Matias.
Confira a cobertura fotográfica
 É no Serviço de Hemodinâmica do Hospital Samuel Libânio que ocorrem as cirurgias de cateterismo
 Pacientes aguardam ansiosos pelo momento da cirurgia. Muitos aguardavam há mais de ano na fila de espera
 O Hospital Samuel Libânio deve fazer até o dia 30 de abril mais de 300 procedimentos cirúrgicos de cateterismo
 Sala de Observação Pós-cirurgia de cateterismo no Hospital das Clínicas Samuel Libânio
|