| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 28/07/2014 13:30:00
27 de julho é dia do pediatria: conheça curiosidades da especialidade

No dia que se comemora o dia do pediatra, 27 de julho, o médico especialista na área há 30 anos, Felix Carlos Ocariz Bazzano comenta os avanços ocorridos na profissão, os cuidados que as mães devem ter e a sensação de atuar na especialidade.

Felix Carlos compara o início de sua carreira com os dias atuais, recorda que o índice de mortandade era elevado. "No passado, quando eu comecei, o índice de morte no primeiro ano de vida era altíssimo. No Brasil atingia recordes de crianças que faleciam. Hoje nós diminuímos isso drasticamente, nós estamos nos padrões de qualquer país de ponta".
Destaca os avanços na área devido à tecnologia em expansão, o que leva a descoberta de novos tratamentos. "A tecnologia faz com que a esperança de dias melhores com certeza virão com a descoberta de novas terapias para doenças muito difíceis".

Cita o câncer como doença que hoje está controlada. "A gente perdia 80% das crianças, quando eu iniciei lá em 1984. Hoje a gente salva 84%". Nos dados referentes às doenças mais agressivas, aproveita e comenta sobre a Aids, doença transmissível e, "hoje em dia, com os cuidados, com a veiculação, o melhor controle, e também a consciência da população, do cuidado, isso diminuiu muito".

Quanto aos cuidados indispensáveis para a qualidade da saúde das crianças, Felix destaca uma boa nutrição. "Uma alimentação adequada diminui muito a possibilidade de doenças como um todo". Além disso, acrescenta a vacinação adequada e completa, seguindo o calendário da Sociedade Brasileira de Pediatria.

O médico comenta sobre a sensação de ser um especialista em pediatria. "É uma especialidade extremamente complexa, diferenciada, tem que ter gosto do que se faz, tem que ser paciente. O choro da criança a gente tem que administrar, aprender a não ouvir". Finaliza ao dizer às mães que, em nome dos pediatras, "seu filho hoje, agora, é meu filho, vou fazer o possível e dar o melhor do que eu tenho e do que eu conheço para lidar com seu filho".