Ir para o site da UNIVAS

Logo Mestrado Bio�tica
Idioma Portugu�s Idioma Ingl�s

Projetos de Pesquisa


1. O cumprimento do dever do Estado em Saúde na perspectiva do usuário do SUS. Uma visão Bioética.

Trabalho que faz parte da linha de pesquisas Bioética, Ciclos da Vida e Saúde. Está inserido no Grupo de Estudos: 'Bioética e Saúde Coletiva'. Tem como objetivo conhecer de que maneira o usuário do Sistema Único de Saúde avalia e compreende o dever ético do Estado para com a Saúde da população. Serão realizadas entrevistas com a população de interesse empregando instrumento a ser construído e validado. A análise utilizará como principal referencial teórico a Bioética da Proteção.

2.As questões de gênero no atendimento de saúde à população feminina: Análise Bioética.

Trabalho que faz parte da linha de pesquisas Bioética, Ethos e Meio Ambiente. Está inserido no Grupo de Estudos: 'Bioética e Saúde Coletiva'. Tem como objetivo estudar, numa abordagem bioética, a ocorrência de distorções no atendimento à saúde da mulher, motivadas por sexismo, preconceitos, estereótipos de gênero. Tais situações muitas vezes manifestadas nos casos de violência, também podem se manifestar em outras ocasiões. Serão pesquisadas mulheres atendidas por causas em que o preconceito é comum, bem como por outras necessidades de saúde. Além das pacientes, deverão ser estudadas as visões de profissionais de saúde de serviços públicos, privados, em nível ambulatorial e hospitalar.

3. Tradução, adaptação cultural e validação do Bully Survey

Este projeto faz parte da linha de pesquisas Bioética, Ciclos da Vida e Saúde. Pesquisa conjunta dos Programas de Pós-Graduação em Bioética e de Educação. Uma das formas mais visíveis da violência na sociedade é a chamada violência juvenil, assim denominada por ser cometida por pessoas com idades entre 10 e 21 anos. Grupos em que o comportamento violento é percebido antes da puberdade tendem a adotar atitudes cada vez mais agressivas, culminando em graves ações na adolescência e na persistência da violência na fase adulta. Um dos espaços onde comumente ocorrem formas de violência são as escolas. Esta violência se manifesta na forma denominada Bullying, que “compreende todas as atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudante contra outro (s), causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder”. O objetivo deste projeto é traduzir, adaptar culturalmente e validar para a língua portuguesa o instrumento denominado “Bully Survey” (Swearer & Carey, 2003; Swearer, Turner, Givens, & Pollack, 2008) que é um instrumento com quatro seções para avaliar experiências com vitimização assédio moral, perpetração do crime, testemunhar, e atitudes em relação ao bullying para jovens entre 10 e 18 anos de idade.

4. Biodireito, meio ambiente e saúde humana

Este projeto faz parte da linha de pesquisas Bioética, Ethos e Meio Ambiente. Esta pesquisa pretende estudar as relações entre direito, meio ambiente e saúde humana nos diversos contextos culturais.

5. Prouni: Análise de uma Política de Inclusão do Ensino Superior, abordagem Bioética.

Este projeto faz parte da linha de pesquisas Bioética, Ethos e Meio Ambiente. Pesquisa conjunta dos Programas de Pós-Graduação em Bioética e de Educação. É proposta uma pesquisa a ser realizada na população universitária de um município de médio porte, que irá estudar numa ótica bioética o acesso à Universidade por estudantes através do Programa Universidade Para Todos – PROUNI levando-se em conta que “todas as bolsas são preenchidas, mas o número de jovens que permanecem na lista de espera é pouco significativo ou quase indiferente ao número total de municípios atendidos e ao número total de jovens, ou seja, será que isso se deve ao desconhecimento por parte dos jovens da existência de tal política de inserção a educação superior ou se há baixa procura pelos jovens por cursos superiores.”

6. Bioética do envelhecimento.

Este projeto faz parte da linha de pesquisas Bioética, Ciclos da Vida e Saúde. Buscará Avaliar, num contexto bioético a resiliência, autocuidado, capacidade para o trabalho, atividade física, esperança de vida, envelhecimento ativo, saudável, risco de quedas, fragilidade, idoso que vive com idoso e idoso que cuida de idoso sob o enfoque do ensino, assistência e pesquisa à pessoa idosa e cuidador formal e informal. Além disto estudará a qualidade de vida, capacidade funcional, autonomia, independência à pessoa idosa. Este estudo é destinado a discutir e avaliar diversas situações do contexto da vida dos idosos institucionalizados, hospitalizados e da comunidade, numa ótica de diferentes abordagens da Bioética.

7. Espiritualidade, Religiosidade, Saúde e Bioética

Este projeto faz parte da linha de pesquisas Bioética, Ethos e Meio Ambiente. Pesquisa destinada as correlações entre espiritualidade e Saúde numa perspectiva da Bioética. Sem a ética, os valores morais, como compaixão, solidariedade, compreensão, justiça, desaparecem e perdem-se os limites de distinguir o que é certo e o que é errado. A bioética, como um neologismo da ética, é uma área de conhecimento interdisciplinar de base filosófica e antropológica voltada para os dilemas recorrentes do avanço científico e tecnológico no que concerne à pesquisa envolvendo os seres vivos e o meio ambiente. Objetiva-se com este projeto estudar na ótica do principialismo bioético as influências da espiritualidade no fenômeno saúde agravo.

8. A Discriminação e o Preconceito em relação aos pacientes de AIDS: Análise do discurso de pacientes HIV positivos diagnosticados nas últimas quatro décadas, numa perspectiva bioética.

Este projeto faz parte da linha de pesquisas Bioética, Ciclos da Vida e Saúde. Pesquisa conjunta dos Programas de Pós-Graduação em Bioética e em Ciências da Linguagem. O projeto propõe análise dos diferentes discursos entre pacientes HIV positivos a respeito da discriminação e preconceito contra a AIDS, buscando numa perspectiva bioética, linguística e histórica identificar modificações de conceitos e a efetividade das campanhas educativas, de esclarecimento e dos serviços de aconselhamento.

9. Bioética e Meio Ambiente

Este projeto faz parte da linha de pesquisas Bioética, Ethos e Meio Ambiente. O avanço tecnológico, econômico e cultural mudou a relação do ser humano com a natureza. Com finalidade de aumentar e facilitar a produção de produtos, buscando processos lucrativos, além de viver intensa urbanização e industrialização, o homem vem destruindo sua casa – o planeta terra. Com o uso indiscriminado da manipulação da natureza através de processos genéticos, transgênicos, clonagem, entre outros, vem produzindo resultados muitas vezes prejudiciais à vida humana. É fundamental a sua discussão dentro das diversas abordagens bioéticas. Este projeto de pesquisa propõe a retomada de valores éticos que norteiam a conduta comportamental do ser humano, na busca de restabelecer um convívio harmonioso com a natureza, fato fundamental para que todas as espécies em presentes e futuras gerações.

10. Reprodução humana e Bioética.

Este projeto faz parte da linha de pesquisas Bioética, Ciclos da Vida e Saúde. Este trabalho propõe-se a discutir e pesquisar numa abordagem Bioética, questões voltadas à Reprodução e Sexualidade Humanas. Abordará questões sociais fundamentais como gravidez na adolescência, partos de mães solteiras, aborto, abandono de recém-nascidos, encaminhamento para adoção, mortalidade materna, mortalidade infantil, interrupção da gravidez voluntária, dignidade da mulher e da criança. Além disto trabalhará também questões da tecnologia reprodutiva e da reprodução humana assistida.

11. Bioética e Terminalidade da Vida.

Este projeto faz parte da linha de pesquisas Bioética, Ciclos da Vida e Saúde. A visão dos profissionais de saúde frente à terminalidade da vida é uma das realidades mais difíceis com as quais se deparam, pois, sempre existem pacientes que virão a óbito. Este estudo busca identificar e descrever os aspectos de qualidade de vida, da promoção de saúde e da Bioética, no que diz respeito à humanização do atendimento aos sujeitos em terminalidade de vida, proporcionando o conhecimento acerca das questões bioéticas referentes à humanização dos profissionais de saúde que atuam nestas ocasiões, a fim de buscar suprir as grandes dificuldades que os mesmos têm em lidar com os doentes terminais e como estes devem ser tratados, uma vez que o bem estar físico e emocional deve ser o foco das atenções. Além disto discutirá também cuidados paliativos, religiosidade e espiritualidade nesta situação específica, com finalidade de proporcionar boa morte e morte digna.

12. Bioética e pesquisas em saúde envolvendo seres humanos.

Este projeto faz parte da linha de pesquisas Bioética, Ciclos da Vida e Saúde. Este projeto objetiva a estudar as questões relativas às implicações bioéticas relacionadas às pesquisas que envolvem seres humanos na área da saúde.

13. Exames radiológicos e Bioética.

Este projeto faz parte da linha de pesquisas Bioética, Ciclos da Vida e Saúde. Quando o manuseio dos aparelhos de raios X não obedece a requisitos de segurança e proteção, podem ocorrer problemas de saúde tanto para os que os manipulam, como para os pacientes e para o meio ambiente. Os danos podem ser irreversíveis e são dose dependentes. O profissional que trabalha com raios X deve, obrigatoriamente, conhecer os riscos e efeitos biológicos negativos decorrentes das radiações ionizantes, para proteção e segurança na sua utilização. Este projeto se propõe a estudar as implicações bioéticas do uso inadequado da radiologia.

14. Políticas públicas, gestão e inovação sob a perspectiva da Bioética.

Trabalho que faz parte da linha de pesquisas Bioética, Ciclos da Vida e Saúde. Esta pesquisa está alicerçada na compreensão que políticas públicas envolvem planos, metas e ações governamentais e da sociedade, formulados, a princípio, para a efetivação da qualidade de vida e da felicidade das pessoas. O objetivo é incorporar no campo das políticas públicas, da gestão e da inovação a perspectiva da Bioética, fundada em requisitos e condições como saúde, educação, justiça social, paz, equidade, espiritualidade, ecossistema estável, habitação, alimentação, renda e recursos sustentáveis.

Copyright © 2016 UNIVÁS - Todos os direitos reservados