31/7/2014 16h20 - Isepec - Mestrado Profissional da Saúde da Univás obtém nota 4 da Capes e é o único no país           30/7/2014 15h10 - Fuvs - Aluno da Univás é convocado para Seleção Brasileira de Vôlei de Surdos           30/7/2014 10hs - Fuvs - Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais: conheça as formas de transmissão           28/7/2014 14h50 - Fuvs - Edital do Leilão           28/7/2014 13h30 - Fuvs - 27 de julho é dia do pediatria: conheça curiosidades da especialidade           28/7/2014 9h30 - Fuvs - Trabalhos de bolsistas do PIBID da Univás são aprovados           28/7/2014 9hs - Fuvs - Um novo tempo: Univás insere tecnologia na grade curricular           22/7/2014 8h45 - Fuvs - Univás FM realiza primeiro Pedágio           17/7/2014 14hs - Fuvs - Nota de Pesar           15/7/2014 10h46 - Univás - Núcleo de Pesquisas da Univás promove palestra sobre manuais de redação           14/7/2014 16h15 - HCSL - Transplante de rins é feito com sucesso no HCSL           14/7/2014 13h50 - Univás - Univás treina tutores para lançar Ensino a Distância           10/7/2014 14h20 - Fuvs - LH Idiomas avalia alunos do Colégio Anglo para TOEFL e DELE no dia 17           6/7/2014 10h40 - Univás - Univás é selecionada para participar do Projeto Rondon 2015           4/7/2014 9h50 - HCSL - Funcionária homenageada completa 53 anos de atuação           3/7/2014 14h21 - Fuvs - Rafael Simões participa de missa em comemoração ao primeiro ano de sua gestão na presidência da FUVS
| Notícia do Instituto Superior de Ensino e Pesquisa de Cambuí
Data 31/07/2014 16:20:00

O curso de pós-graduação strictu sensu Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas da Saúde, da Univás, foi avaliado com a nota 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Há um ano e meio em funcionamento, o curso é o único Mestrado Profissional com nota 4 na área Medicina III, no Brasil.

Pela avaliação da vice-coordenadora do Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde, Daniela Francescato Veiga, este resultado é devido às "integrações que nós conseguimos fazer com a região. Nós temos um potencial de produzir inovação, por estarmos rodeados por indústria farmacêutica e por um pólo de engenharia e tecnologia que vem de Itajubá até Santa Rita".

Com uma turma composta de 38 alunos, o Mestrado Profissional é essencialmente multidisciplinar, em seu corpo docente e discente, com profissionais de ramos diversificados, basta que o projeto seja relacionado à saúde. "São bem vindos profissionais da saúde, mas também profissionais de outras áreas, por exemplo, engenheiros, e não precisa nem ser engenheiro biomédico, pode ser engenheiro mecânico, engenheiro elétrico que queira desenvolver, por exemplo, num novo bisturi elétrico para usar no centro cirúrgico".

Durante o curso o aluno desenvolve um projeto, o qual deve ter aplicabilidade imediata após a conclusão do curso. "Este projeto deve promover o desenvolvimento científico, tecnológico ou social. Deve obrigatoriamente trazer benefícios para a sociedade ou para o setor produtivo. Se não tiver uma aplicabilidade, o aluno não é aprovado na defesa do seu trabalho\rdblquote , comenta Daniela.

Como exemplo, Daniela cita o trabalho de um aluno que está desenvolvendo uma cartilha para prevenção de câncer de pele para um bairro rural do município. "É um bairro que tem uma população de pele clara, que trabalha exposta ao sol nas plantações de morango e tem uma incidência excepcionalmente alta de tumores de pele, particularmente de lábios".

Outro exemplo é dado por Daniela Veiga ao citar o projeto de um dentista ao desenvolver uma nova forma de uso de um produto odontológico já existente, que gerou uma patente, registro de propriedade intelectual.

O coordenador do Mestrado Profissional da Saúde, Taylor Brandão Schnaider, também comemora a nota 4 do curso. "É uma coisa muito interessante, uma coisa muito boa. Entre os professores existe uma união muito grande e a nossa meta não é manter a nota 4, é tentar atingir a nota 5", almeja.