Hospital das Clínicas Samuel Libânio: salvando vidas com excelência
Oferecer máxima qualidade e trabalhar pela melhoria contínua de seus serviços, visando a plena satisfação do cliente. Com este objetivo o Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) vem promovendo sistematicamente, desde o segundo semestre de 2013, Oficinas de Gestão da Qualidade com seus colaboradores. No último mês de janeiro um grupo de funcionários foi capacitado para a aplicação das ferramentas da qualidade Kaizen e 5S no Hospital.
Segundo a Direção do HCSL, a implantação da metodologia Kaizen terá início no Pronto-Socorro. A partir de ideias e sugestões dos colaboradores serão realizadas ações de melhoria, sempre com foco na inovação e excelência em atendimento. "Nosso objetivo é aprimorar os serviços do Samuel Libânio, reestruturando o que for necessário e promovendo a evolução em todo o Hospital. O início será no Pronto-Socorro, onde hoje estão concentrados os nossos maiores desafios. Tenho a certeza de que os resultados serão muito positivos", destacou o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), mantenedora do HCSL, Rafael Simões.
Saiba mais sobre o Kaizen e 5S
Kaizen significa mudança para melhor, e é uma palavra de origem japonesa. O conceito surgiu logo após a Segunda Guerra Mundial, em que o Japão saiu com graves dificuldades econômicas e as leis trabalhistas reforçaram e incentivaram melhores condições aos funcionários. A partir deste panorama o governo iniciou um programa de estudos na área da administração clássica, cujas ideias eram baseadas em estudos do famoso engenheiro de origem francesa, Jules Henri Fayol. Seu pensamento seguia a linha crítica de aprimoramento constante, o Kaizen.
O método Kaizen é regido por dez mandamentos: todo desperdício deve ser eliminado; todos os colaboradores devem se engajar no processo de melhoria; o aumento da produtividade deve ser baseado em ações que não demandem investimento financeiro alto; deve ser aplicado em qualquer local/empresa; as melhorias obtidas devem ser divulgadas, como forma de se ter uma comunicação transparente; as ações devem ser focadas no local de maior necessidade; o Kaizen deve ser direcionado de forma que seu objetivo seja unicamente a melhoria dos processos; a priorização na melhoria das pessoas deve ser mais importante. E por fim: o foco do Kaizen é aprender na prática.
Já a ferramenta 5S funciona como base do Kaizen, a partir dos seguintes conceitos:
Seiton : sentido de organização do material necessário para a produção de alguma coisa. Desta forma, os funcionários não perdem tempo procurando esses materiais.
Seiri : conceito que implica a distinção entre coisas essenciais e não essenciais, separando as duas categorias, para que as coisas menos importantes fiquem guardadas onde não perturbam a atividade normal.
Seiso : está relacionado com a limpeza, e indica que as áreas onde é feito o trabalho deve estar asseado, para que a produtividade não seja afetada.
Seiketsu : conceito relacionado com a higiene e a manutenção de um ambiente satisfatório e sadio para os trabalhadores.
Shitsuke : remete para a disciplina, determinação, honra e retidão de caráter. Princípios que garantem o cumprimento dos anteriores elementos e que facilitam o alcance do sucesso.
(Com informações do site www.infoescola.com)
Hospital Samuel Libânio realizou Oficina de Gestão da Qualidade com seus colaboradores Equipe de colaboradores que participou da Oficina de Gestão da Qualidade
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