Univás - Universidade do Vale do Sapucaí
Univás | Universidade do Vale do Sapucaí

Pós-Graduação

Pós-Graduação

Linguagem e Políticas Públicas

Inscrições:
Se tiver interesse neste curso, Clique aqui e preencha o formulário de pré-inscrição.

A Educação à Distância - EaD já é uma realidade no Brasil. Diante do atual cenário de transformações no mundo do trabalho e na área educacional, em face do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, a Univás está aderindo a esta modalidade de ensino, a fim de possibilitar um maior acesso àqueles que, por algum motivo, não podem frequentar os cursos presenciais.

Considerando a importância da formação de profissionais que atuem na elaboração e promoção de políticas públicas, a Univás, mais uma vez, inova no sul de Minas Gerais oferecendo do curso de especialização em Linguagem e Políticas Públicas, na modalidade a distância. Busca-se assim atender a uma demanda específica de profissionais de diferentes áreas do conhecimento cuja atuação toca diretamente no tema aqui proposto: Políticas Públicas.

O Curso de Linguagem e Políticas Públicas justifica-se pela necessidade de formação e qualificação de profissionais que atendam aos novos desafios da sociedade, a saber, a compreensão do funcionamento do discurso jurídico e do administrativo, na sua relação com o político e com a ciência, na busca de formas de gerenciar embates, litígios e conflitos de ordem social, assim como a de propor políticas que possam atender a demanda pública da nossa sociedade, guardando as especificidades de cada cultura e de cada realidade social, orientando-se pelos princípios filosóficos da ética, da democracia e do compromisso com um processo de formação continuada.

Nesse sentido, o profissional especialista em Linguagem e Políticas Públicas tornar-se-á um sujeito crítico em relação às políticas urbanas fundamentadas na lógica do consenso e do discurso apaziguador que tem sido produzido por diferentes instâncias da administração pública, pois estas, ao buscar o consenso, acabam por criar processos de segregação. Desse modo, ao conhecer o funcionamento do discurso da gestão das demandas sociais públicas, este profissional especializado terá melhores condições de contornar as dificuldades produzidas nessas condições.

O curso propõe condições para a formação de um saber que, tomando como ponto de partida a linguagem, reflete sobre questões científicas, jurídicas, políticas, administrativas e sociais. Saber este que interessa a profissionais de instâncias públicas e privadas que se propõem a conhecer melhor a sociedade, através da linguagem, ou seja, através da compreensão da produção dos sentidos da administração pública em sua função de constituir condições para a cidadania e a qualificação do cidadão. Assim como conhecer os sentidos que constituem este sujeito cidadão em sua diversidade, para melhor instituir políticas públicas tanto adequadas quanto transformadoras do status quo da formação social em que vivemos, em que os problemas - sobretudo os de saúde, educação e segurança - se agudizam e demandam respostas. E respostas demandam qualidade administrativa e política que pressupõe, antes de tudo, compreensão. Daí nossa proposta: compreender para inovar as políticas sociais e as políticas científicas.

Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu representam uma oportunidade para os graduados, no desenvolvimento pessoal e profissional, ao longo da vida, conforme prevê a Resolução CNE/CP Nº 1 de 15 de maio de 2006.

Público-alvo:

O curso é dirigido à especialização de profissionais da área de gestão pública, educacional, empresarial, portadores de diploma de graduação, que desejam aprofundar conhecimentos na área de linguagem e políticas públicas.

Duração: 12 a 18 meses

Matriz Curricular
Componentes Curriculares Carga horária
Introdução a Modalidade EAD 20
Linguagem, Sociedade e Políticas Públicas 30
Linguagem, Sociedade e Produção do Conhecimento 30
Metodologia da Pesquisa 20
Políticas Públicas de Saúde 20
Ciência e Escrita I 20
Políticas Públicas em Educação 30
Educação, Conhecimento e Tecnologia 30
Estatuto da Cidade e as implicações nas políticas públicas 20
Ciência e Escrita II 20
Políticas públicas, minorias e direitos humanos 20
Políticas públicas: a cidadania das minorias 20
Políticas públicas de segurança 20
Ideologia, Controle Social e Segregação 20
Seminário de Pesquisa 20
Trabalho de Conclusão de Curso 20
Total 360

Informações:
[email protected]
(35)3449-9269 / (35)3449-9232

Para garantir uma melhor experiência em nosso site utilizamos dados de cookies durante sua navegação. Confira nossa política de privacidade.