Univás - Universidade do Vale do Sapucaí
Univás | Universidade do Vale do Sapucaí

A Univás

NInA - Núcleo de Inclusão e Acessibilidade

Núcleo de Inclusão e Acessibilidade

Uma Universidade, no sentido forte do termo, não pode se abster da responsabilidade de proporcionar um ambiente inclusivo, com a participação de todos os envolvidos no atendimento a diferentes demandas, propondo atitudes que favoreçam a convivência com a diversidade. Como espaço de encontro e convívio de diferentes culturas, valores e crenças, os esforços de uma universidade devem garantir a participação de todos na vida acadêmica.

A Univás, dentro de sua política institucional, entende que deve figurar, junto à comunidade local e regional, como um espaço onde tal igualdade de condições seja efetivamente colocada em prática, através de propostas e projetos para este fim.

Paralelamente, dentro de sua proposta de formação profissional e cidadã, há na Univás uma política que prevê não só a facilidade de acesso desse aluno na instituição e sua permanência, mas também sua inserção no mercado de trabalho, ciente de suas habilidades e responsabilidades de cidadão pleno.

Objetivos
  • Colaborar para a formação e sensibilização da comunidade acadêmica sobre temas ligados à inclusão e acessibilidade

  • Propor projetos de aquisição de recursos e tecnologias assistivas para o acesso aos espaços, ambientes, ações e processos educativos desenvolvidos na instituição.

  • Conscientizar a comunidade acadêmica do direito das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, bem como da igualdade de condições nas diferenças entre gênero, credo, etnia, cultura, orientação sexual, classe social e nacionalidade.

  • Oferecer apoio por meio de soluções para a eliminação de barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas e de comunicação, promovendo o ingresso, acesso e permanência do aluno no ambiente universitário.

  • Orientar as coordenações dos cursos de graduação da Univás na adequação curricular em atendimento às especificidades do estudante com necessidade educacional especial, quando necessário.

  • Promover cursos, eventos e palestras voltados à exposição e discussão de assuntos relacionados a questões de acessibilidade e inclusão, como forma de abarcar as contribuições e promover a conscientização da importância do tema no ambiente acadêmico.

Deixe sua mensagem

Coordenadoria de Acessibilidade Física - responsável pelo estudo e verificação de todos os ambientes da instituição, no sentido de promover a facilidade de acesso físico, organizando espaços, propondo melhorias que envolvam estruturas e esquemas de movimentação, tanto em seu caráter mais geral, quanto destinado a deficientes físicos, sejam eles cadeirantes, deficientes visuais e outros com dificuldades de locomoção.

Coordenadoria da Pessoa com Deficiência - responsável pelo estudo e implementação das políticas institucionais pedagógicas que promovam a inclusão da pessoa com deficiência e seu acesso aos conteúdos curriculares, seja através da necessidade de acompanhamento de ledores e tradutores, seja na capacitação de pessoal para o atendimento a essas pessoas. O foco desta coordenadoria está dirigido à inclusão e acesso tanto em caráter intelectual e social, como no caso de transtorno do Espectro autista, quanto no caso de deficiências auditivas e visuais, que podem impedir ou dificultar a progressão do aluno.

Coordenadoria de Apoio Psicopedagógico - responsável pelo acolhimento e acompanhamento psicopedagógico do aluno, promovendo seu bem estar psicológico no ambiente acadêmico, auxiliando-o a vencer obstáculos que podem ser encontrados nessa fase da vida.

Coordenadoria de Direitos Humanos - responsável pela verificação e implementação de políticas voltadas aos direitos humanos, pensados globalmente, propondo formas de trabalho que garantam o tratamento em igualdade a qualquer pessoa de qualquer gênero, etnia, credo, cultura, orientação sexual, classe social, nacionalidade.

Coordenadoria de Acesso à  Internacionalização e Mobilidade Estudantil - responsável por analisar e propor parcerias e projetos que facilitem a troca de informações e experiências com Instituições de ensino em vários países, promovendo o intercâmbio de nossos alunos e também recebendo alunos estrangeiros em nossa instituição.

Coordenadoria de Acesso ao Mercado de Trabalho - responsável por catalogar e gerenciar contatos com empresas da região, propondo parcerias que abram campos de estágio e emprego para nossos alunos, além de produzir análises de percepção de demanda de perfis de egressos aptos a atuarem e preencherem as vagas de emprego regionais.

Para garantir uma melhor experiência em nosso site utilizamos dados de cookies durante sua navegação. Confira nossa política de privacidade.