Univás - Universidade do Vale do Sapucaí
Univás | Universidade do Vale do Sapucaí

A Univás

CPA - Comissão Própria de Avaliação

Comissão Própria de Avaliação

Desde 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes -, criado pelo Ministério da Educação determina que todas as Instituições de Ensino Superior do Paí­s, constituam uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável por gerir dados sobre as práticas avaliativas nas IES.

Como objetivo geral a CPA procura ressaltar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades, as ameaças e os desafios da Universidade procurando especificamente melhoria da qualidade da Educação Superior.

Seus objetivos especí­ficos são:

  • aumentar permanentemente a sua eficácia institucional, efetividade acadêmica e social;
  • aprofundar os compromissos e responsabilidades sociais da instituição, por meio da valorização de sua missão, da promoção dos valores democráticos, do respeito à  diferença e à  diversidade, da afirmação da autonomia universitária.
  • incentivar a participação acadêmica no processo democrático.

As Autoavaliações são realizadas pela Comissão Própria de Avaliação - CPA -, de acordo com os comentários e as crí­ticas dos envolvidos no processo avaliativo.

Como medidas adotadas, podemos citar:

  • Revisão frequente dos instrumentos avaliativos com adaptações, inclusões ou exclusões de questões;
  • Revisão dos indicadores adotados pela CPA;
  • Adequação do sistema de tratamento dos dados coletados para maior confiabilidade e significância dos resultados;
  • Adoção de novas formas de sensibilização para abranger um universo maior de aceitação do processo avaliativo;
  • Modificação na forma de comunicar os resultados da avaliação para melhor compreensão dos mesmos;
  • Priorização de indicadores;

Assim, os resultados da avaliação devem ser objetos de análise e discussão em cada curso pelo seu colegiado. A avaliação também é realizada com a finalidade de alimentar a tomada de decisões tendo uma vocação básica transformadora, na medida em que se propõe como tarefa principal, aprimorar o modo como a comunidade acadêmica resolve participativamente as suas inconformidades. Logo, as transformações provenientes dos resultados da avaliação visam a um aperfeiçoamento do desempenho dos recursos humanos, e a uma melhoria na programação dos cursos oferecidos pela instituição.

Telefone para contato: (35) 3449-9234
E-mail: [email protected]

Para garantir uma melhor experiência em nosso site utilizamos dados de cookies durante sua navegação. Confira nossa política de privacidade.