Univás - Universidade do Vale do Sapucaí
Univás | Universidade do Vale do Sapucaí

A Univás

Palavra do Reitor

José Dias da Silva Neto

Durante a cerimônia de posse da reitoria da Univás, ocorrida dia 26 de maio de 2022, algumas considerações foram proferidas pelo reitor empossado, que foram encaminhadas para o site da Univás como “palavras do reitor”.

A partir do emprego da palavra “rito”, justamente gostaria de iniciar estas considerações. Rito é o movimento gradativo e cíclico dos seres vivos da natureza. Este rito, que hora participamos, inaugura um ciclo novo para a Univás, do qual tenho a honra de estar reitor.

O ritual estabelecido como está agora, representa um grande mosaico composto por protagonistas e testemunhas, que deixarão gravados. Não só na memória, esta interação que hora participamos. Situação que poderá ser revivida com finalidade de impulsionamento por todos nós, que acabamos de assumir os cargos de liderança da Univás.

São componentes do ritual, alguns símbolos que são formados por imagens e que, segundo Confúcio, valem mais que mil palavras. Destaco o capelo que acabo de receber que é, dentre outros significados, indicativo do poder temporal do reitor. Desta maneira, as propostas do plano de gestão apresentados por mim e pelo professor Taylor Brandão Schnaider (vice-reitor empossado), durante a campanha, transformam-se agora em ação.

Dentre essas propostas, acredito ser importante destacar uma palavra chave: integração! No âmbito Univás, integração da Unidade Fátima e a Unidade Central. Cursos de Graduação, Pós-graduação Lato e Stricto Sensu em nível de alunos, professores e funcionários. Para isto, temos propostas e ações variadas em ensino, pesquisa e extensão, como também em tecnologia, desenvolvimento e inovação.

Ações que também integrem a Univás às outras três colunas que são o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, Colégio Anglo e Colégio João Paulo II, de modo que possamos enxergar as quatro colunas citadas, sustentadas pela base mantenedora: Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS).

Conclamo as lideranças das colunas e da base para nos integrarmos ainda mais à comunidade pouso-alegrense e de toda a região, assim como à administração pública municipal, estadual e federal. A fim de realizarmos o processo de conexão da Univás, que já é uma Universidade consolidada, com a tradicional Univás do presente e futuro.

Agradeço a todos os antecessores do cargo que assumo, que fizeram da Univás o que está hoje: formadora de profissionais de excelência, mestres, doutores e pós-doutores.

Finalizo agradecendo a todas as pessoas que colaboraram com minha formação, meus familiares, amigos e professores. Que tenhamos muita saúde, força, poder, paz e prosperidade!

José Dias da Silva Neto.

Pouso Alegre

26 de maio de 2022

Para garantir uma melhor experiência em nosso site utilizamos dados de cookies durante sua navegação. Confira nossa política de privacidade.