Univás - Universidade do Vale do Sapucaí
Univás | Universidade do Vale do Sapucaí

Univás Virtual

Apresentação

A efetivação, na Univás, de uma nova mediação para as atividades de educação, em que parte do processo de ensino aprendizagem passa a acontecer numa relação professor-aluno a distância, não dispensando o contato presencial, mas mediada pelas TICs, constitui o objetivo central da existência da Univás Virtual. O processo de criação de uma plataforma de EaD na Univás, isto é, a criação de um espaço que viabilize atividades de ensino-aprendizagem mediadas pelas novas TICs e que facilite o diálogo pedagógico professor-aluno, não configura um processo paralelo que venha a substituir as atividades fundamentais da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Não se trata de outra Univás - Univás - à qual a instituição atual deva se integrar.

A Univás Virtual é um projeto educativo decorrente do PDI da instituição. É uma resposta às mudanças ocorridas no ensino superior pelas diversas variáveis – econômicas, epistemológicas, geográficas, temporais etc – que o (in)viabilizam a continuar acontecendo hoje, conforme observado anteriormente. É uma resposta a mudanças no setor da educação que pode ser observada, com sucesso, já instalada em várias IES do país.

Trata-se, portanto, de uma estratégia de mediação tecnológica aplicada ao ensino superior que visa, sobretudo, qualidade (ensino dinâmico da parte dos docentes e autonomia de aprendizagem do lado dos alunos) e quantidade (ampliação do número de acadêmicos).

Com o foco na educação e na formação de pessoas, decidiu-se investir recursos para implantar a Univás Virtual como espaço de efetivação da excelência técnica e como marca de responsabilidade social da nossa Universidade. Os trabalhos da Univás Virtual, em ambiente virtual de aprendizagem, foram iniciados em 29 de abril de 2014, e os primeiros componentes curriculares semipresenciais, de acordo com a legislação do MEC - Portaria MEC 4.059 de 2004 -foram inseridos em dez cursos de graduação da Univás, a partir do segundo semestre de 2014.

Para garantir uma melhor experiência em nosso site utilizamos dados de cookies durante sua navegação. Confira nossa política de privacidade.