Comando da Saúde da Univás movimenta Pouso Alegre
A ação proporcionou à população testes sanguíneos e atendimento médico gratuito A quinta-feira, 6 de fevereiro foi especial para calouros, veteranos e professores dos cursos da área da Saúde da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), que em parceria com o Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) promoveram o "Comando da Saúde". A ação fez parte da Semana do Trote Consciente e ofereceu gratuitamente à população de Pouso Alegre e região testes sanguíneos, sinais vitais e agendamentos para exames de mamografia e audiometria, finalizando tudo com uma consulta médica.
A dona de casa Regina da Silva ficou sabendo do "Comando da Saúde" pelo Programa TV FUVS, quadro exibido no Programa Sul de Minas em Foco, da TV Libertas, e veio do bairro Nova Pouso Alegre para participar da ação na Portaria do Pronto Socorro do HCSL. "É muito gratificante participar de eventos de saúde como este. Os alunos, funcionários, médicos e a direção estão de parabéns pelo trabalho. Não dá para imaginar o que seria da gente sem o Hospital Regional", disse.
Durante o evento foram realizados diversos tipos de avaliações e exames, como verificação de doenças pré-existentes, uso de medicamentos impróprios, verificação de pressão arterial, glicemia, acuidade visual e auditiva, campo visual, determinação da circunferência abdominal, dentre outros, tudo feito pelos acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia da Univás, com a supervisão dos professores.
Em paralelo com as atividades na Portaria do Pronto Socorro do HCSL, uma equipe de acadêmicos e professores esteve na Praça Senador José Bento, no centro da cidade, com o "Comando da Saúde". No local os visitantes aferiram a pressão arterial, fizeram exames de glicemia e ainda ganharam do curso de Farmácia da Univás mudas de plantas medicinais tradicionais, como por exemplo, hortelã, arruda, dentre outros.
O presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Rafael Simões, comemorou o resultado da ação e a iniciativa dos acadêmicos. "O Trote Consciente da Univás serviu para aproximar os alunos da comunidade com um objetivo final: o bem-estar da população. Nossa meta é formar profissionais para a humanização e excelência em atendimento na área de saúde", disse.
Confira a cobertura fotográfica
















|