Hospital das Clínicas Samuel Libânio implanta metodologia KAIZEN e 5S
Oferecer máxima qualidade e trabalhar pela melhoria contínua de seus serviços, visando a plena satisfação do cliente é o objetivo o Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), que promove desde o segundo semestre de 2013, Oficinas de Gestão da Qualidade com seus colaboradores. No último mês de janeiro um grupo de colaboradores foi capacitado para a aplicação das ferramentas da qualidade KAIZEN e 5S no Hospital.
Para a diretora Administrativa do HCSL, Jusselma de Paiva Reis, a implantação da metodologia KAIZEN terá início no Pronto-Socorro. "A partir de ideias e sugestões dos colaboradores serão realizadas ações de melhoria, sempre com foco na inovação e excelência em atendimento", disse.
O presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Rafael Simões acredita no potencial deste projeto e afirma que "o objetivo é aprimorar os serviços do Samuel Libânio, reestruturando o que for necessário e promovendo a evolução em todo o Hospital. O início será no Pronto-Socorro, onde hoje estão concentrados os nossos maiores desafios. Tenho a certeza de que os resultados serão muito positivos", disse Rafael Simões.
O colaborador da FUVS, Daniel Setsuo Tai, que atua no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Gerência de Recursos Humanos (GRH) acredita que o projeto KAIZEN irá surtir excelentes resultados. "Este projeto foi mais uma das iniciativas que estão sendo implementadas e que irão trazer grande retorno para os pacientes e para a instituição, pois nos dá a oportunidade de desenvolver uma visão crítica dos processos e acima de tudo, a autonomia de poder, além de pensar, refletir a liberdade e incentivo de aplicar nossos conhecimentos e habilidades e opinar sobre a melhor forma de desenvolver nossas atividades, tendo como foco a melhoria no atendimento dos nossos pacientes, foco nos colaboradores e nos investimentos", comenta Daniel Tai.
Na opinião do analista de Recursos Humanos da FUVS, Alexandre Moreira Faria, a iniciativa institucional de proporcionar aos colaboradores informação e conhecimento sobre as metodologias 5S (D-OLHO) e KAIZEN (melhoria contínua) é coerente com a sua própria filosofia sobre a gestão da qualidade, podendo-se observar nitidamente congruência entre discurso e prática. "É grande a importância dessas ferramentas de gestão para o desenvolvimento e crescimento institucional na medida em que focam a importância do fazer bem feito (eficiência) e do obter o resultado esperado (eficácia), ou seja, Processo versus Resultado. Dentro de uma abordagem holística os benefícios transcendem a questão institucional, pois, ao estimular a autodisciplina e a possibilidade de melhoria contínua, também promovem o desenvolvimento e crescimento do colaborador enquanto ser humano e profissional", diz Alexandre Faria.
A controller da FUVS, Roselí Maria de Oliveira afirma que os processos que compõe o funcionamento de um Hospital são complexos, exigindo, portanto uma padronização de suas operações como a eliminação consciente de desperdícios, redução da área ocupada e demais ações. "A implantação do KAIZEN no HCSL contribuirá decisivamente para que tais metas sejam alcançadas com sucesso, valorizando o trabalho em equipe, primordial para o aperfeiçoamento qualitativo como um todo. A gestão do HCSL se preocupa com o preparo da equipe, principalmente no tocante à mudança de cultura. Isto permitirá nos consolidar no atendimento com excelência, assim, beneficiando a comunidade", disse Roselí Oliveira.
Saiba mais sobre o KAIZEN e 5S
KAIZEN significa mudança para melhor, e é uma palavra de origem japonesa. O conceito surgiu logo após a Segunda Guerra Mundial, em que o Japão saiu com graves dificuldades econômicas e as leis trabalhistas reforçaram e incentivaram melhores condições aos funcionários. A partir deste panorama o governo iniciou um programa de estudos na área da administração clássica, cujas ideias eram baseadas em estudos do famoso engenheiro de origem francesa, Jules Henri Fayol. Seu pensamento seguia a linha crítica de aprimoramento constante, o KAIZEN.
O método KAIZEN é regido por dez mandamentos: todo desperdício deve ser eliminado; todos os colaboradores devem se engajar no processo de melhoria; o aumento da produtividade deve ser baseado em ações que não demandem investimento financeiro alto; deve ser aplicado em qualquer local/empresa; as melhorias obtidas devem ser divulgadas, como forma de se ter uma comunicação transparente; as ações devem ser focadas no local de maior necessidade; o KAIZEN deve ser direcionado de forma que seu objetivo seja unicamente a melhoria dos processos; a priorização na melhoria das pessoas deve ser mais importante. E por fim: o foco do KAIZEN é aprender na prática.
Já a ferramenta 5S funciona como base do KAIZEN, a partir dos seguintes conceitos:
Seiton : sentido de organização do material necessário para a produção de alguma coisa. Desta forma, os funcionários não perdem tempo procurando esses materiais.
Seiri : conceito que implica a distinção entre coisas essenciais e não essenciais, separando as duas categorias, para que as coisas menos importantes fiquem guardadas onde não perturbam a atividade normal.
Seiso : está relacionado com a limpeza, e indica que as áreas onde é feito o trabalho deve estar asseado, para que a produtividade não seja afetada.
Seiketsu : conceito relacionado com a higiene e a manutenção de um ambiente satisfatório e sadio para os trabalhadores.
Shitsuke : remete para a disciplina, determinação, honra e retidão de caráter. Princípios que garantem o cumprimento dos anteriores elementos e que facilitam o alcance do sucesso.
Confira a cobertura fotográfica do evento
 A direção do HCSL reunida para discutir a implantação da metodologia KAIZEN e 5S


|