26/4/2014 11h03 - Fuvs - Presidente da FUVS participa de solenidade da 17ª Região da Polícia Militar           26/4/2014 10h58 - HCSL - Alunos do Colégio Objetivo doam ovos de Páscoa para crianças internadas no HCSL           26/4/2014 10h48 - Univás - Univás elege nova gestão para a reitoria           23/4/2014 10h09 - Univás - Univás realiza eleição para a escolha de novo reitor           22/4/2014 9h59 - Univás - Diretor da Unidade Central da Univás toma posse na Sociedade de Anestesiologia de Minas           14/4/2014 16h33 - Fuvs - FUVS realiza 22ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho           14/4/2014 15h30 - Fuvs - Hospital Samuel Libânio realiza mutirão de cateterismo           8/4/2014 11hs - Fuvs - Direção do Hospital Samuel Libânio realiza encontro com lideranças           4/4/2014 14h35 - Univás - Univás finaliza o 1º Módulo do MBA Executivo           3/4/2014 16h11 - Fuvs - Presidente da FUVS apresenta balanço e conquistas de 2013 em Assembleia Geral           2/4/2014 16hs - Fuvs - Confira a programação da XXII SIPAT           2/4/2014 13h38 - Fuvs - Trote Solidário da Univás arrecada 35.500 mil fraldas para o Hospital das Samuel Libânio           1/4/2014 15h14 - Fuvs - Anally, internada no Samuel Libânio, recebe apoio nas redes sociais           1/4/2014 11hs - Univás - III Jornada Nacional de Tecnologia, Novas Mídias e o Ensino em suas redes discursivas           1/4/2014 10h07 - HCSL - Hospital Samuel Libânio destaque em Obstetrícia e Ginecologia
| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 29/04/2014 13:59:00
Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos do HCSL fará Campanha de conscientização

Liderados pela nova coordenadora da CIHDOTT, médica Daniela dos Santos Zica, a comissão busca orientar os pacientes sobre doação de órgãos

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), realizará na primeira quinzena de maio, entre os colaboradores da instituição e pacientes uma Campanha de Conscientização para Doação de Órgãos.

A nova coordenadora da CIHDOTT do HCSL, nefrologista Daniela dos Santos Zica, que assumiu a função no dia 22 de abril, afirma que a campanha tem como objetivo sensibilizar toda a comunidade sobre a importância da doação de órgãos e difundir o trabalho da CIHDOTT. "A carência de doadores de órgãos é um grande obstáculo para os transplantes no Brasil. A quantidade ainda é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização da população, o número de doações pode aumentar. Para muitos pacientes, o transplante é a única forma de salvar suas vidas", afirma a médica Daniela Zica.

A Campanha reunirá toda a equipe da CIHDOTT, formada por uma equipe de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que são os responsáveis pela abordagem das famílias de possíveis doadores e pela captação dos órgãos.

A Campanha de Conscientização de Doação de Órgãos do HCSL será desenvolvida com o objetivo de esclarecer a população em relação ao processo de doação de órgãos. "Quem pode autorizar a doação? Como acontece o processo de doação? O que é morte encefálica? Qual é a importância da doação? Vamos abordar todos esses temas, onde queremos mostrar para a população os baixos índices de doação e o impacto social dessa estatística para a vida das pessoas que aguardam um órgão para sobreviver. Realizaremos ainda palestras e aulas com os colaboradores da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem e a comunidade de Pouso Alegre e região; além da realização de cartazes e campanhas nas praças", afirma a nova coordenadora da CIHDOTT, Daniela Zica.

No HCSL é feita a captação e o transplante de córneas e rins. Qualquer pessoa pode manifestar o desejo de doar, independente da faixa etária. É necessário apenas comunicar os familiares mais próximos, pois é a família que autoriza ou não a doação de órgãos e tecidos.

Criada no final de 2006, a CIHDOTT atende à determinação do Ministério da Saúde, por meio da portaria 1.752 de 23 de setembro de 2005, que estabeleceu a obrigatoriedade de implantação dessas comissões nos hospitais públicos, privados e filantrópicos com mais de 80 leitos. Seu objetivo principal é a busca ativa de órgãos e tecidos para transplantes. "A doação de órgãos envolve uma matemática interessante: um único doador é capaz de salvar ou melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas. O que se constata, no entanto, é que a média de transplantes no país fica muito aquém do necessário. Apesar da intenção em doar ser alta, dados recentes mostram que a taxa de não autorização familiar para doação de órgãos aumentou. A vida não precisa ser o final de todas as alegrias, mas pode ser o recomeço para que vários sorrisos possam brilhar novamente", finaliza a nova coordenadora da CIHDOTT do Hospital Samuel Libânio, nefrologista Daniela Zica.