12/8/2014 15hs - Fuvs - Reitor da Univás participa da posse de dom Majella como Grão-chanceler da Facapa           11/8/2014 11h45 - Fuvs - Oficinas de Escrita são avaliadas para continuidade no segundo semestre           8/8/2014 11h28 - Fuvs - Aulas do MBA tem início no dia 16 de agosto           8/8/2014 9hs - Fuvs - Educação inovadora foi tema de aulas inaugurais na Univás           5/8/2014 15h40 - Fuvs - Dia Nacional da Farmácia           5/8/2014 10hs - Fuvs - No Dia da Amamentação, equipe do HCSL fala do serviço prestado no hospital           4/8/2014 13h20 - Fuvs - Diretora Executiva e Assessor da FUVS homenageiam novo Arcebispo           31/7/2014 16h20 - Fuvs - Mestrado Profissional da Saúde da Univás obtém nota 4 da Capes e é o único no país           30/7/2014 15h10 - Fuvs - Aluno da Univás é convocado para Seleção Brasileira de Vôlei de Surdos           30/7/2014 10hs - Fuvs - Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais: conheça as formas de transmissão           28/7/2014 14h50 - Fuvs - Edital do Leilão           28/7/2014 13h30 - Fuvs - 27 de julho é dia do pediatria: conheça curiosidades da especialidade           28/7/2014 9h30 - Fuvs - Trabalhos de bolsistas do PIBID da Univás são aprovados           28/7/2014 9hs - Fuvs - Um novo tempo: Univás insere tecnologia na grade curricular           22/7/2014 8h45 - Fuvs - Univás FM realiza primeiro Pedágio           17/7/2014 14hs - Fuvs - Nota de Pesar           15/7/2014 10h46 - Univás - Núcleo de Pesquisas da Univás promove palestra sobre manuais de redação           14/7/2014 16h15 - HCSL - Transplante de rins é feito com sucesso no HCSL           14/7/2014 13h50 - Univás - Univás treina tutores para lançar Ensino a Distância
| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 12/08/2014 15:00:00
Reitor da Univás participa da posse de dom Majella como Grão-chanceler da Facapa

O reitor da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), professor Carlos de Barros Laraia participou na última segunda-feira, 11 de agosto, na Igreja Matriz de São José Operário, em Pouso Alegre, da Missa em Ação de Graças pelo Dia do Estudante e pela posse solene do arcebispo metropolitano dom José Luiz Majella Delgado, como Grão-chanceler da Faculdade Católica de Pouso Alegre (Facapa).

Centenas de fiéis lotaram a Igreja Matriz de São José Operário, no bairro São Carlos para acompanhar a Missa em Ação de Graças pelo Dia do Estudante e pela posse solene de dom Majella como grão-chanceler da Facapa. A celebração da missa na Igreja Matriz de São José Operário marcou a primeira visita do arcebispo metropolitano de Pouso Alegre a Paróquia.

Durante sua homilia, dom Majella enalteceu a importância da educação para o desenvolvimento social e econômico da população. Mencionou que a participação dos professores no processo de ensinar é fundamental, e deixou uma mensagem a todos os estudantes da Arquidiocese de Pouso alegre. "Você querido estudante, use essa inteligência para construir um mundo melhor. Use a sua sabedoria para edificar a paz, onde você estiver. Use de seu conhecimento para que a humanidade se torne mais unida e seja uma humanidade mais agradecida a Deus", disse o arcebispo metropolitano de Pouso Alegre.

O reitor da Univás, professor Carlos Laraia participou da celebração da Missa do Estudante na Igreja Matriz de São José Operário e logo na sequência esteve na sede da Faculdade Católica de Pouso Alegre para participar da posse solene de dom Majella como grão-chanceler da instituição. Um momento ímpar na história da educação na cidade, que o reitor da Univás fez questão de estar presente. "É um prazer muito grande estar aqui neste evento uma vez que é a posse do dom Majella como Grão-chanceler da Faculdade Católica e nós da Univás, como irmã mais velha da Facapa, teria mesmo que estar presente para prestigiar este ato e também fazer uma acolhida ao Dom Majella", comentou o professor Carlos Laraia.

Dom Majella foi recepcionado na Faculdade Católica de Pouso Alegre pelos diretores da instituição, professores, alunos e convidados, que vieram prestigiar a solenidade de posse do arcebispo como grão-chanceler da Facapa. Durante seu pronunciamento, dom Majella reforçou a importância da educação como fonte de conhecimento e sabedoria e apontou a necessidade de se investir cada vez mais no ensino, para proporcionar uma vida melhor a todos, com qualidade e justiça social. "É uma graça muito grande a gente poder ser um Grão Chanceler de uma faculdade. E é também uma oportunidade que se tem, junto à comunidade acadêmica, tornar-se um membro construtor, assim eu me considero porque eu estou junto com esta comunidade para construirmos o saber porque o saber é uma construção e essa construção precisa de todos", disse dom Majella.

O diretor da Faculdade Católica de Pouso Alegre, padre Daniel Santini Rodrigues, durante seu pronunciamento ressaltou o compromisso da Facapa, que é proporcionar um ensino de qualidade e excelência, na busca da promoção da vida e do ensino com ética e compromisso com o ser humano. Também agradeceu a presença marcante da Univás na história da Faculdade Católica de Pouso Alegre: duas instituições co-irmãs, que juntas promovem a educação para o Sul de Minas. "Toda faculdade precisa estar vinculada a uma universidade. Com isso, é com muita alegria que a Univás abre as portas para que possamos efetivar este registro que possibilita a efetivação dos registros de cursos superiores emitidos pela nossa faculdade", disse padre Daniel Santini.

O presidente da Fundação Educacional Dom José D'Ângelo Neto, que é a mantenedora da Faculdade Católica de Pouso Alegre, cônego Benedito Ramon Pinto Ferreira lembrou da importância da posse do arcebispo metropolitano, dom Majella, como Grão-chanceler da Facapa. "O arcebispo é o Grão-chanceler, é o modo da gente demonstrar a união, a unidade e a comunhão com a igreja. Então, a pessoa do arcebispo, embora a Fundação seja juridicamente particular, mas o modo de demonstrar que somos uma instituição católica é esse título dado a ele. E automaticamente como Grão-chanceler da Fundação Educacional, ele se torna também Grão-chanceler da Faculdade Católica", comentou o presidente da Fundação Educacional Dom José D'Ângelo Neto, cônego Ramon Ferreira.

Após a assinatura oficial do termo de posse de dom Majella como Grão-chanceler da Faculdade Católica de Pouso Alegre e da Fundação Educacional Dom José D'Ângelo Neto, mantenedora da Facapa, os convidados participaram de um coquetel oferecido pela instituição para marcar o dia 11 de agosto, dia do Estudante, como a data escolhida de posse do arcebispo de Pouso Alegre como Grão-chanceler da Faculdade Católica.

Confira a cobertura fotográfica: