Pós-Graduação

Pós-Graduação

Língua Inglesa: Fundamentos e Prática

Inscrições:
Se tiver interesse neste curso, Clique aqui e preencha o formulário de pré-inscrição.

A Educação à Distância - EaD já é uma realidade no Brasil, conforme dados do MEC e pesquisas que revelam a crescente procura por esta modalidade. Diante do atual cenário de transformações no mundo do trabalho e na área educacional, em face do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, a Univás está aderindo a esta modalidade de ensino, a fim de possibilitar um maior acesso àqueles que, por algum motivo, não podem frequentar os cursos presenciais.

Considerando a importância da formação de profissionais voltados ao ensino de Língua Estrangeira, a instituição optou por dar início à oferta do curso de especialização em Língua Inglesa: Fundamentos e Prática, na modalidade a distância, procurando atender a uma demanda específica de professores e profissionais diversos que praticam o ensino da Língua Inglesa.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da UNIVÁS, com seu mestrado, doutorado e corpo docente altamente qualificado, dá continuidade e amplia as possibilidades instauradas para atender um público alvo que, na região, demanda a oferta de cursos de pós-graduação. Trata-se de alunos interessados no estudo da linguagem e no ensino de línguas, nos níveis básico, médio e superior. Em uma sociedade da linguagem e do conhecimento, como a nossa, não só os professores e pesquisadores em linguagem, mas também os profissionais que atuam em diferentes áreas podem se beneficiar do acesso às formas de conhecimento sobre a linguagem e suas relações com a sociedade na história.

O especialista em Língua Inglesa estará preparado para assumir um grande compromisso com o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira e com os resultados a serem alcançados no contexto escolar e social.

O Curso de Língua Inglesa: fundamentos e prática justifica-se pela necessidade de formação e qualificação de profissionais que atendam aos novos desafios da escola e da sociedade, orientando-se pelo compromisso com um processo de formação continuada e consistente que forneça subsídios para a prática docente, viabilizando uma outra compreensão do ensino de língua estrangeira e suas especificidades.

Os componentes curriculares que integram a formação do especialista em Língua Inglesa são: Introdução à modalidade EaD, Metodologias de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, Planejamento Educacional: plano de curso, plano de aula e práticas avaliativas, Metodologias ativas de aprendizagem, Compreensão oral, Produção oral; Compreensão escrita, Produção escrita, Elaboração de atividades criativas e Estrutura, uso e sentidos da Língua Inglesa. Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos em módulos, de forma integrada e interdisciplinar, visando a fornecer subsídios e fundamentos para a prática docente, num total de 360 horas.

O curso foi organizado de modo a abranger o ensino, a pesquisa, as práticas profissionais e sociais, a fim de garantir que os objetivos do curso e daqueles interessados em realizar uma formação ampla e continuada sejam atingidos. Assim, pretende-se atender aos profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, seja na escola regular ou em centros de idiomas, sendo esta uma oportunidade de aprimoramento da atuação profissional dos graduados em Letras e áreas afins.

A formação de especialistas em Língua Inglesa, capazes de promover a melhoria do ensino de língua estrangeira, sobretudo nas escolas regulares, desde o nível básico até o nível superior, constitui, hoje, uma necessidade e é a meta principal deste curso.

Público-alvo:

O curso é dirigido à especialização de profissionais da área de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, em especial para os portadores de diploma de graduação em Letras (Português – Inglês), bem como para profissionais de áreas afins, interessados em aprofundar seu conhecimento na/da Língua Inglesa.

O curso também tem como objetivo oferecer aos professores de ensino superior uma reflexão sobre as novas contribuições teóricas e metodológicas da atualidade que têm transformado a historiografia contemporânea e, consequentemente, colocado para o docente da área de história e áreas das ciências humanas a necessidade de revisar aspectos de sua prática docente.

Duração: 12 a 18 meses

Matriz Curricular
Componentes Curriculares Carga horária
Introdução a Modalidade EAD 20
Metodologia de Pesquisa Científica 20
Ciência e Escrita I 20
Ciência e Escrita II 20
Seminário de Pesquisa 20
Trabalho de Conclusão de Curso 20
Metodologias de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa 30
Planejamento Educacional: plano de curso, plano de aula e práticas avaliativas 30
Metodologias ativas de aprendizagem 25
Compreensão oral 25
Produção oral 25
Compreensão escrita 25
Produção escrita 25
Elaboração de atividades criativas 25
Estrutura, uso e sentidos da Língua Inglesa 30
Total 360

Informações:
pos-graduacao@univas.edu.br
(35)3449-9269 / (35)3449-9232