Sobre o curso:
O curso de Neurociências, Educação e Comportamento Humano em nível de especialização, busca desenvolver profissionais da área da educação e áreas afins que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a relação entre neurociências, processos de aprendizagem e comportamento humano. O curso tem como objetivo proporcionar uma formação avançada e multidisciplinar, integrando os conhecimentos da Neurociência com a prática educacional. Serão abordados conhecimentos teóricos e práticos acerca da Neurociência, compreendendo como o cérebro funciona e como esses conhecimentos podem ser aplicados na área da Educação. Serão abordados temas como plasticidade cerebral, processos cognitivos, memória, emoção, atenção, linguagem, tomada de decisão, entre outros. O curso visa proporcionar uma compreensão mais profunda dos mecanismos neurobiológicos envolvidos na aprendizagem e no comportamento humano, permitindo que os profissionais desenvolvam estratégias pedagógicas mais eficazes e intervenções educacionais embasadas em evidências científicas. Serão discutidas as implicações práticas das neurociências para o ambiente escolar, incluindo aspectos relacionados à inclusão, avaliação, planejamento curricular e práticas de ensino diferenciadas.
*Curso voltado para portadores de diploma de ensino superior (Tecnólogos, Bacharéis e Licenciados).
Modalidade:
Presencial (Híbrida)
Carga Horária:
360h (trezentas e sessenta horas), integralizadas em 12 (doze) meses.
Estrutura de funcionamento:
Híbrida (aulas semanais)
Cada componente curricular contará com 05 aulas síncronas (online e ao vivo) e 01 aula presencial, semanalmente, às quartas-feiras, das 19:00 às 22:30. Uma vez que cada disciplina possui 36h, sendo 24h de aulas expositivas e dialogadas. 06h para estudo e elaboração do trabalho no formato Flipped Classroom. 03h para estudos dirigidos (o professor indicará um artigo científico para leitura). 03h para o Projeto de Carreiras. Para aprovação, o aluno deverá ter pelo menos 75% de frequência e 70% de aproveitamento da nota total, ou seja, 70 pontos de 100.
Coordenação:
Coordenador geral: Prof. Dr. Diego Pereira ([email protected])
Coordenadora de curso: Profa. Ma. Alessandra de Melo Isaac Silveira ([email protected])
Matriz curricular:
• Neurociência e seus fundamentos (36h)
• Fundamentos da Educação Especial, Inclusiva e Acessibilidade (36h)
• Psicologia da Educação e suas especificidades (36h)
• Comportamento Humano e suas Teorias (36h)
• Neurociência e suas implicações na Matemática (36h)
• Neurociência e Processos de Linguagem (36h)
• Neurociência, Funções Executivas, Atenção e Memória (36h)
• Neurociência e Práticas Avaliativas (36h)
• Neurociência e os Processos de Aprendizagem aplicados ao Ensino Superior (36h)
• Intervenções e acompanhamento Pedagógico pelo olhar da Neurociência (36h)
TCC (Trabalho de conclusão de curso):
De acordo com a Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) torna-se opcional à instituição de ensino, ou seja, ela possui autonomia à adereir ou não o TCC nos Projetos Pedagógicos dos seus respectivos cursos. A menos que TCC conste como componente curricular obrigatório nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pós-Graduação, sua entrega não é obrigatória para o recebimento do certificado de conclusão do curso.
Corpo Docente:
Doutores, Mestres e Especialistas com vivência nas respectivas áreas.
Contato e informações:
[email protected]
(35)3449-9248 / (35) 98846-5811
Clique aqui e fale conosco pelo WhatsApp
WhatsApp
Para solicitar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), clique aqui.
[email protected]
Para saber sobre programas de Descontos
Clique aqui
*A abertura da turma estará suscetível a quantidade mínima de alunos estabelecida pela instituição.