Univás - Universidade do Vale do Sapucaí
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Pós-Graduação

Pós-Graduação

Especialização em Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado

Sobre o curso: A educação inclusiva tem sido adotada por muitos países como um princípio fundamental da política educacional, e leis e regulamentações foram desenvolvidas para garantir sua implementação. No entanto, os desafios na prática da educação inclusiva ainda existem, e a melhoria contínua é necessária para garantir que todos os alunos tenham equidade de acesso a uma educação de qualidade. O atendimento educacional especializado - AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. O Curso de Pós-graduação em Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado destina-se a profissionais de diferentes formações que atuam ou desejam atuar no cenário da Educação Especial e Inclusiva, principalmente os que buscam desenvolvimento na área de Atendimento Educacional Especializado. *Curso voltado para portadores de diploma de ensino superior (Tecnólogos, Bacharéis e Licenciados).

Modalidade: Presencial (Hibrida)

Carga Horária: 360 horas (Integralização em 12 meses)

Investimento: 18 parcelas de R$ 329,90

Estrutura de funcionamento: A estrutura concebida para o curso na modalidade presencial, com organização metodológica híbrida, conta com 10 (dez) componentes curriculares, com a carga horária de 36 (trinta e seis) horas cada, distribuídas da seguinte forma:
Cada disciplina:
• 16h – aulas síncronas (04 horas semanais)
• 04h – oficinas presenciais (bimestrais)
• 08h – atividades complementares;
• 08h estudos dirigidos;
Organização cronológica:
Mês 1 – Disciplina 1 (Síncrona – 04h semanais); Mês 2 – Disciplina 2 (Síncrona – 04h semanais); Mês 2 – Oficinas 1 e 2 (Presencial – 08h bimestrais, no sábado); Mês 3 – Disciplina 1 (Síncrona – 04h semanais); Mês 4 – Disciplina 2 (Síncrona – 04h semanais); Mês 4 – Oficinas 1 e 2 (Presencial – 08h bimestrais, no sábado); Mês 5 – Disciplina 1 (Síncrona – 04h semanais); Mês 5 – Oficinas 1 e 2 (Presencial – 04h bimestrais, no sábado); Mês 6 – Disciplina 1 (Síncrona – 04h semanais); Mês 6 – Disciplina 2 (Síncrona – 04h semanais); Mês 6 – Oficinas 1 e 2 (Presencial – 08h bimestrais, no sábado); Mês 7 – Disciplina 1 (Síncrona – 04h semanais); Mês 7 – Disciplina 2 (Síncrona – 04h semanais); Mês 7 – Oficinas 1 e 2 (Presencial – 08h bimestrais, no sábado); Mês 8 – Disciplina 1 (Síncrona – 04h semanais); Mês 8 – Disciplina 2 (Síncrona – 04h semanais); Mês 8 – Oficinas 1 e 2 (Presencial – 08h bimestrais, no sábado); Mês 9 – Disciplina 1 (Síncrona – 04h semanais); Mês 9 – Disciplina 2 (Síncrona – 04h semanais); Mês 9 – Oficinas 1 e 2 (Presencial – 08h bimestrais, no sábado); Mês 10 – Disciplina 1 (Síncrona – 04h semanais); Mês 10 – Oficinas 1 e 2 (Presencial – 04h bimestrais, no sábado);
Organização avaliativa
• Flipped Classroom (última aula síncrona de cada disciplina) – 40 pontos
• Atividades em sala de aula (na 1ª, 2ª e 3ª aula síncrona) – 30 pontos
• Participação na oficina da disciplina (bimestral) – 30 pontos

Coordenação:
Coordenador geral: Prof. Dr. Diego Pereira ([email protected])

Matriz curricular:
•Processos sócio-históricos acerca da educação especial
•Educação inclusiva contemporânea: tendências e desafios
•Desenvolvimento de habilidades em linguagem e comunicação
•A deficiência intelectual, distúrbios emocionais e comportamentais superdotação/altas
•habilidades.
•Transtorno do espectro autista (TEA)
•Legislação e políticas públicas para a educação especial
•Fundamentos, metodologias e recursos didáticos no ensino inclusivo
•Comunicação e tecnologia assistiva
•Estratégias de inclusão, convivência e participação social no AEE
•Plano educacional individual – PEI

TCC (Trabalho de conclusão de curso):
De acordo com a Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) torna-se opcional à instituição de ensino, ou seja, ela possui autonomia à adereir ou não o TCC nos Projetos Pedagógicos dos seus respectivos cursos. A menos que TCC conste como componente curricular obrigatório nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pós-Graduação, sua entrega não é obrigatória para o recebimento do certificado de conclusão do curso.

Corpo Docente:
Doutores, Mestres e Especialistas com vivência nas respectivas áreas.

Contato e informações:
[email protected]
(35)3449-9248 / (35) 98846-5811

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*A abertura da turma estará suscetível a quantidade mínima de alunos estabelecida pela instituição.

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