Univás - Universidade do Vale do Sapucaí
Univás | Universidade do Vale do Sapucaí

Pós-Graduação

Pós-Graduação

Especialização em Psicopedagogia com ênfase em Processos de Linguagem

Sobre o curso: A especialização em Psicopedagogia Clínica com ênfase em Processos de Linguagem é voltada para profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos e habilidades na área da Psicopedagogia, com foco específico na relação entre linguagem e aprendizagem. O curso tem como objetivo capacitar os participantes a compreenderem e intervirem de forma eficaz nos processos de ensino e aprendizagem, considerando as diversas dimensões linguísticas envolvidas. Durante a especialização, os participantes terão a oportunidade de explorar as teorias e práticas relacionadas à Psicopedagogia Clínica, com ênfase nas questões da dos Processos de Linguagem. Serão abordados temas como a aquisição e desenvolvimento da linguagem, os distúrbios de aprendizagem relacionados à linguagem, estratégias de intervenção psicopedagógica, avaliação e diagnóstico, entre outros. O curso busca oferecer uma formação abrangente e atualizada, combinando fundamentos teóricos com abordagens práticas, de modo a preparar os profissionais para lidar com os desafios encontrados na prática psicopedagógica. Serão utilizados estudos de caso, debates, atividades práticas e reflexões para estimular a aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Art. 2º: Poderão exercer a atividade de Psicopedagogia no País: I – os portadores de diploma em curso de graduação em Psicopedagogia expedido por escolas ou instituições devidamente autorizadas ou credenciadas nos termos da legislação pertinente; II – os portadores de diploma em Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, ou Licenciatura que tenham concluído curso de especialização em Psicopedagogia, com duração mínima de 600 horas e carga horária de 80% na especialidade (BRASIL, 2010).

Modalidade: Presencial (Híbrida)

Carga Horária: 600h (seiscentas horas), integralizadas em 18 (dezoito) meses.

Investimento: 18 parcelas de R$ 359,90

Estrutura de funcionamento: Híbrida – Aulas quinzenais.
Em um dia da semana (o dia será acordado com a turma), a aula será síncrona (online e ao vivo), das 19h às 22h. Aos sábados as aulas serão presenciais, das 09h às 17h, com intervalo para almoço. À cada componente curricular, 02 encontros síncronos e 02 encontros presenciais. Uma vez que cada componente curricular possui 36h, sendo 24h de aulas expositivas e dialogadas, sendo 08h síncronas e 16h horas presenciais. 06h para estudo e elaboração do trabalho no formato Flipped Classroom. 03h para estudos dirigidos (o professor indicará um artigo científico para leitura). 03h para o Projeto de Carreiras. Para aprovação, o aluno deverá ter pelo menos 75% de frequência e 70% de aproveitamento da nota total, ou seja, 70 pontos de 100.

Coordenação:
Coordenador geral: Prof. Dr. Diego Pereira ([email protected])
Coordenadora de curso: Profa. Ma. Alessandra de Melo Isaac Silveira ([email protected])

Matriz curricular:
•Processos de Aprendizagem (36h)
• Direitos Humanos e Educação (36h)
• Fundamentos da Educação Especial, Inclusiva e Acessibilidade (36h)
• Neurociência e seus fundamentos (36h)
• Teoria e prática em Psicopedagogia (36h)
• Fundamentos do Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógico nos vários Contextos (36h)
• Práticas sociais de Leitura e Escrita: diálogo entre alfabetização, letramento e literacia (36h)
• Fases da leitura até a compreensão e interpretação (36h)
• Fases de escrita, da construção à ortografia (36h)
• A influência da atenção, memória e funções executivas na Linguagem (36h)
• A importância da linguagem para o lógico-matemático (36h)
• Linguagens e Ensino Bilíngue (36h)
• Práticas Psicopedagógicas Supervisionadas (168h)

TCC (Trabalho de conclusão de curso):
De acordo com a Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) torna-se opcional à instituição de ensino, ou seja, ela possui autonomia à adereir ou não o TCC nos Projetos Pedagógicos dos seus respectivos cursos. A menos que TCC conste como componente curricular obrigatório nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pós-Graduação, sua entrega não é obrigatória para o recebimento do certificado de conclusão do curso.

Corpo Docente:
Doutores, Mestres e Especialistas com vivência nas respectivas áreas.

Contato e informações:
[email protected]
(35)3449-9248 / (35) 98846-5811

Clique aqui e fale conosco pelo WhatsApp
WhatsApp

Para solicitar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), clique aqui.
[email protected]

Para saber sobre programas de Descontos
Clique aqui

*A abertura da turma estará suscetível a quantidade mínima de alunos estabelecida pela instituição.

Para garantir uma melhor experiência em nosso site utilizamos dados de cookies durante sua navegação. Confira nossa política de privacidade.