13/8/2014 9h43 - Fuvs - MEC arquiva processo administrativo do curso de Medicina Univás e amplia vagas em Residência Médica           13/8/2014 9h30 - Fuvs - Centro de Pesquisas é lançado em aula inaugural do Mestrado em Educação           12/8/2014 15hs - Fuvs - Reitor da Univás participa da posse de dom Majella como Grão-chanceler da Facapa           11/8/2014 11h45 - Fuvs - Oficinas de Escrita são avaliadas para continuidade no segundo semestre           8/8/2014 11h28 - Fuvs - Aulas do MBA tem início no dia 16 de agosto           8/8/2014 9hs - Fuvs - Educação inovadora foi tema de aulas inaugurais na Univás           5/8/2014 15h40 - Fuvs - Dia Nacional da Farmácia           5/8/2014 10hs - Fuvs - No Dia da Amamentação, equipe do HCSL fala do serviço prestado no hospital           4/8/2014 13h20 - Fuvs - Diretora Executiva e Assessor da FUVS homenageiam novo Arcebispo           31/7/2014 16h20 - Fuvs - Mestrado Profissional da Saúde da Univás obtém nota 4 da Capes e é o único no país           30/7/2014 15h10 - Fuvs - Aluno da Univás é convocado para Seleção Brasileira de Vôlei de Surdos           30/7/2014 10hs - Fuvs - Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais: conheça as formas de transmissão           28/7/2014 14h50 - Fuvs - Edital do Leilão           28/7/2014 13h30 - Fuvs - 27 de julho é dia do pediatria: conheça curiosidades da especialidade           28/7/2014 9h30 - Fuvs - Trabalhos de bolsistas do PIBID da Univás são aprovados           28/7/2014 9hs - Fuvs - Um novo tempo: Univás insere tecnologia na grade curricular           22/7/2014 8h45 - Fuvs - Univás FM realiza primeiro Pedágio           17/7/2014 14hs - Fuvs - Nota de Pesar           15/7/2014 10h46 - Univás - Núcleo de Pesquisas da Univás promove palestra sobre manuais de redação           14/7/2014 16h15 - HCSL - Transplante de rins é feito com sucesso no HCSL           14/7/2014 13h50 - Univás - Univás treina tutores para lançar Ensino a Distância
| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 13/08/2014 09:30:00
Centro de Pesquisas é lançado em aula inaugural do Mestrado em Educação

O semestre letivo do Mestrado em Educação iniciou as atividades com a recepção dos acadêmicos, incluindo os novos alunos da turma que se inicia com a aula inaugural ocorrida na terça-feira, 12 de agosto, na Unidade Fátima, com a palestra "As Tendências de Pesquisa no Campo de Educação", proferida por José Luis Sanfelice, que assume a coordenação do curso stricto sensu em educação. Na ocasião também foi anunciado o lançamento do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação (Cepedu).

Presente ao cerimonial para abertura da nova turma, o Reitor Carlos de Barros Laraia recepcionou os mestrandos desejando boas vindas, comentando ainda quanto ao novo coordenador do Mestrado em Educação. "Estamos felizes por começar mais uma etapa da pós-graduação da nossa universidade nessa aula inaugural do Mestrado em Educação e também pela vinda do professor José Luis Sanfelice, que vem para coordenar esse mestrado, um dos mais dos mais importantes da nossa universidade. Eu gostaria de desejar aos novos mestrandos bastante sucesso, bastante aproveitamento nessa nova fase."

O novo coordenador José Luis destacou que a primeira medida a ser realizada é conhecer todas as atividades desenvolvidas no Mestrado em Educação. "Em um primeiro momento, tentar obter o conhecimento amplo das condições em que o mestrado se encontra", e acrescentou empenhar para que a universidade possa implantar o doutorado na área educacional. "Minha perspectiva é juntar meu grupo, somar com o trabalho que esse grupo está desenvolvendo e, na medida do possível, de virmos a ter também o doutorado em educação."

O Presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Rafael Simões, prestigiou o evento para recepcionar os mestrandos da nova turma e comentar quanto ao Cepedu. "Quero dar boas vindas aos alunos que estão iniciando esse curso, também aqueles que estão voltando no semestre. Vocês podem ter certeza, tudo que depender da Fundação será feito no sentido de termos uma universidade muito forte, direcionada para uma educação de qualidade. Podem contar com a Fundação."

Quanto ao Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Rafael Simões frisou que é mais um sonho que se torna real e surge para reafirmar o compromisso na prestação dos serviços educacionais prestados pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). "Aqui está mais um sonho se transformando em realidade, a integração da nossa universidade com a sociedade. É a nossa universidade buscando participar da sociedade dentro do setor mais importante, que é a educação. E dentro da própria universidade, esse Centro de Estudo e Pesquisa em Educação vem fortalecer um dos critérios mais importantes da educação, que é a pesquisa. Nós temos trabalhado fortemente no ensino, na extensão e agora vamos fortalecer ainda mais com esse centro."

Para explicar o funcionamento do Cepedu, a coordenadora Cristiane Machado falou que este Centro de Estudos está vinculado ao Mestrado em Educação e explicou a meta a se alcançar com a implantação deste centro. "Tem o objetivo de fortalecer os estudos que a Univás já vem desenvolvendo na área da educação e de divulgar esses estudos para toda a comunidade pousoalegrense e também para os municípios vizinhos."

Cristiane acrescenta que entre as metas é também estabelecer parceria com as escolas localizadas no município quanto às dos municípios próximos a Pouso Alegre, "para a gente poder levar o conhecimento que é produzido aqui na Univás e também poder conhecer o que está sendo produzido nessas escolas".

A coordenadora conta que profissionais de áreas diversificadas e a comunidade podem participar das atividades desenvolvidas no Cepedu. "É vinculado ao Mestrado em Educação, mas agrega profissionais de todas as áreas. É um centro aberto para receber profissionais da Univás, de outras áreas, todos os pesquisadores, alunos e também a comunidade que quiser participar, vir aqui ao centro."

Adianta que um site está em fase de elaboração e em breve será lançado mais este mecanismo de trabalho para os usuários do Cepedu. "Nós estamos providenciando também um site, que vamos disponibilizar várias obras dos principais escritores e pesquisadores da área da educação. Todas as pessoas vão poder consultar de forma virtual. É um espaço que vai agregar todos os profissionais interessados em discutir a educação do município, da região, de Minas e do Brasil."

A mestranda da nova turma, Ivanilda Vilela, está com boas expectativas e recorda que a palestra realizada no semestre passado ajudou a optar pelo Mestrado em Educação na Univás. "Eu estou bem animada, acho que vai ser muito bom, um crescimento. Já teve uma palestra no primeiro semestre, acho que foi legal porque deu um ânimo maior para nós e acho que vai ser muito bom, vai ser um crescimento muito grande para a gente."

Confira a cobertura fotográfica: